Para curtir o verão não é preciso seguir conselhos mirabolantes, quase impossíveis de serem colocados em prática.

Continua depois da publicidade

Listamos aqui cinco dicas bem práticas para você não abrir mão da boa forma mesmo com a mudança nos hábitos do dia a dia que acontecem durante as férias. Aproveite!

Faça atividades ao ar livre:

Caminhada, corrida, mergulho, natação e surf são atividades que colaboram bastante para o gasto de energia, por isso é importante se alimentar bem antes de realiza-las. O carboidrato é um bom aliado para fornecer a energia necessária para realizar esse tipo de exercício. Produtos com carboidratos com farinha 100% integral, como pães, liberam energia mais lentamente o que evita a queima da massa muscular durante essas atividades.

Continua depois da publicidade

Cuidado com o calor:

Para que o organismo funcione da maneira correta são necessários de seis a oito copos de água por dia. No verão, esse consumo é ainda mais importante, pois as altas temperaturas aumentam a perda de água através do suor. A sede é um sinal da desidratação, por isso é importante evitar essa sensação, mantenha uma garrafinha de água sempre por perto e aumente também a ingestão de chás gelados, sucos naturais e água de coco.

Reúna os amigos e a família:

Dar preferencia a aperitivos mais saudáveis para receber as visitas pode ser uma boa pedida nos dias quentes. Sucos naturais refrescantes podem ser acompanhados por canapés frios com base de pães integrais e diversas combinações de recheios como queijo cremoso light, maionese industrializada, ricota, queijo branco, peito de peru, carpaccio de salmão e atum.

Moderação:

Com o calor é muito comum passar o final de tarde no bar ou na praia com os amigos, mas é importante evitar ou consumir com moderação as bebidas alcoólicas que são bastante calóricas e normalmente são acompanhados por petiscos, podendo levar a um consumo excessivo de calorias.

Continua depois da publicidade

Conservação dos alimentos:

É muito importante armazenar da maneira correta os alimentos, principalmente aqueles à base de leite, gordura, ovos, frutos do mar e pescados. O calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar e por isso estes alimentos necessitam de refrigeração adequada. Preste bastante atenção e evite comer em locais sem condições de higiene adequadas.