A prática de exercícios físicos ao ar livre está cada vez mais evidente, e não apenas a corrida e o ciclismo. O treinamento com peso também está ganhando espaço nos parques e áreas verdes.
Continua depois da publicidade
Esse tipo de prática se torna cada vez mais comum, principalmente para aquelas pessoas que passam o dia todo trabalhando em escritórios e com uma rotina mais dura. O ar fresco e o contato com a natureza são grandes atrativos e elementos motivadores para quem busca um momento para sair do sedentarismo e ao mesmo tempo relaxar e curtir a paisagem.
O treinamento “outdoor” proporciona benefícios ao corpo e à mente, pois faz com que haja uma liberação de níveis mais elevados de endorfinas pós-exercício e aumenta os níveis de serotonina, que ajuda a sentir-se calmo e alerta. Além disso, a prática de atividade física em ambientes abertos pode ser associada a uma melhor sensação de bem-estar, diminuição da ansiedade e menor frequência cardíaca de repouso.
O sol ajuda a promover a absorção do cálcio que fornece força para os ossos e estimula o sistema imunológico, além de manter o bronzeado.
Continua depois da publicidade
– Treinar ao ar livre permite que você realize exercícios que não são possíveis na maioria das academias, como “sprint” e correr alterando a direção – comenta o personal trainer Carlos Eduardo Gonçalves.
Outras atividades em ambientes abertos também são indicadas para aliar diversão e qualidade de vida como andar de patins e de bicicleta, e ainda pode ser um ótimo motivo para reunir a família.
Praticar atividade física em parques ou na orla da praia pode ser revigorante e dar um ânimo para iniciar o dia. Consulte um profissional para indicar o treino mais adequado a você.
Continua depois da publicidade