O prefeito de São Paulo, João Doria Junior, profere palestra sexta-feira, ao meio-dia, na Fiesc, em promoção da Fecomércio e da Prefeitura de Florianópolis. Confira entrevista publicada na coluno de Moacir Pereira:
Continua depois da publicidade
A que o senhor atribui a aprovação de sua gestão até agora em São Paulo?Eficiência, determinação e boa gestão. Contamos também com uma boa equipe, com objetivos definidos e cumprimento das promessas de campanha. Completamos 120 dias como o prefeito mais bem avaliado da história.
O que a população mais pede ao novo prefeito?
Saúde, segurança e mobilidade. A prioridade é a saúde. Garantir às pessoas das áreas periféricas o acesso aos exames e à saúde. O Corujão da Saúde, por exemplo, já zerou a fila de quase meio milhão de pessoas. E agora só temos a fila normal, com atendimento em 30 dias dos casos de urgência e até 60 dias os demais exames. A partir do dia 25 de maio, vamos iniciar o Corujão da Cirurgia para zerar os 65 mil casos de cirurgias pendentes da gestão anterior. Também a questão dos medicamentos vem sendo resolvida. Não faltam remédios nas farmácias das unidades básicas de saúde.
Qual é a sua opinião sobre as reformas trabalhista e previdenciária?
Continua depois da publicidade
Coloco minhas posições sempre com muita clareza. Como brasileiro e como cidadão, totalmente a favor da reforma trabalhista e da reforma previdenciária como estão no Congresso. Antes de tudo, sou brasileiro. Quero o bem do meu País e do meu povo. Não se pode partidarizar ou ideologizar este debate. Quero geração de empregos, prosperidade para as pessoas e desenvolvimento. Empresários bem-sucedidos não se animam a ingressar na vida pública. Eu acho fundamental esta participação. Sei que não é fácil um empresário vencer no Brasil com tantas dificuldades e problemas. Mas a política vai melhorar com a atuação dos empresários. Claro que é muito desgastante. Eu começo todos os dias às 7h30min e vou embora à meia-noite e meia. A equipe me acompanha e recebe vitaminas para aguentar o tranco.
O senhor está satisfeito com esta experiência?
Satisfeito e entusiasmado. E muito motivado para fazer o que deve ser feito.
Está disposto a disputar a Presidência da República em 2018?
Sou candidato a ser um bom prefeito de São Paulo. É minha prioridade e meu objetivo. É a melhor contribuição que posso dar à democracia brasileira.
O que o senhor vai anunciar na palestra em Florianópolis?
Eu gosto demais de Santa Catarina, sou casado com uma catarinense (a Beatriz), que nasceu em Pinhalzinho. Tenho filhos com sangue catarinense e, portanto, razões de sobra para gostar de Santa Catarina. Vamos falar de gestão pública e do futuro do Brasil.
Alguma preocupação com a soltura de José Dirceu?
Do jeito que as provas estão e o acúmulo de irregularidades de José Dirceu, voltar a Curitiba é só uma questão de tempo.
Continua depois da publicidade
Absolvição
O senador Dário Berger (PMDB) comemorou quarta-feira, em Brasília, com amigos e correligionários, a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal de absolvê-lo, por unanimidade, de processo por improbidade. Foi acusado pelo Ministério Público estadual de irregularidade na desapropriação de um terreno. O Ministério Público Federal considerou a operação legal. Berger foi defendido pelo advogado Nilton Machado.
Habitação
O ministro das Cidades, Bruno Oliveira, prometeu ontem ao prefeito Gean Loureiro recursos federais para construção de 573 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Foram selecionadas a Favela do Siri, Vila Aparecida, Morro do Horácio, Tapera e Transcaieira. O prefeito obteve também promessa de R$ 200 milhões do Programa Avançar Mobilidade, de R$ 3,7 bilhões que o presidente Temer lançará no próximo dia 12 de maio.
Moeda Verde
Há exatamente dez anos, a cidade de Florianópolis foi acordada com dezenas de agentes da Polícia Federal executando a Operação Moeda Verde, que culminou com a prisão de vereadores, autoridades, empresários e servidores. Quem conduziu a investigação foi a delegada federal Júlia Vergara, agora filiada ao PSDB e nomeada pelo prefeito Gean Loureiro para o cargo de superintendente de Assuntos Internacionais.