Ter sucesso no mercado de trabalho não é algo simples, que acontece do dia para a noite. O profissional que almeja conquistar novos cargos precisa ter uma série de habilidades, e para conquistá-las, ele deve ter muita determinação, estudo, e principalmente, disposição para fazer mudanças significativas na carreira. Para falar sobre essas transformações no mercado profissional, o segundo episódio do CBN Carreiras abordou o tema Aprimorando Habilidades. Em formato de videocast, o programa aborda os principais assuntos sobre mercado de trabalho e desenvolvimento profissional.
Continua depois da publicidade
> Inovação no mercado de trabalho é tema do CBN Carreiras
Neste episódio, a coordenadora de estágios da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Kerolyn Carvalho, foi a especialista convidada. Para começar o assunto, a temática abordada foi como um profissional iniciante pode se destacar no mercado de trabalho e quais habilidades ele deve destacar no currículo. Segundo a profissional, as experiências de trabalho contam muito, mas, cursos de idiomas, projetos paralelos desenvolvidos na universidade, e até a participação em treinamentos, conta muito no processo de recrutamento.
— Hoje em dia, se fala muito sobre soft skills e hard skills, que nada mais é do que aquilo que é qualitativo em relação ao o que é quantitativo. Então, é possível que um profissional que não possua experiência de longo prazo, mas que tenha experiência de campo através de cursos ou qualificações, possa se sobressair conforme a demanda do contratante — destaca Kerolyn.
Mas afinal, como é possível se sobressair?
Quem pensa fora da caixa, busca constante aprimoramento e deseja se destacar em relação aos colegas do trabalho, precisa trilhar um constante e dedicado caminho. O que pode funcionar, dependendo do caso e das pretensões do profissional, é começar um projeto novo.
Continua depois da publicidade
Kerolyn explica que, para as pessoas que desejam fazer esse tipo de movimento, o primeiro passo é definir quais são os impactos e resultados pretendidos com esse projeto. Depois, ele pode dar sequência em uma pesquisa de mercado, um plano de negócios, e com base nisso, ter um norte para saber por onde começar. Ainda, é bastante recomendado que o profissional se qualifique profissionalmente através de cursos, ou, que ingresse em atividades profissionais cujo foco esteja de acordo com os interesses e objetivos profissionais.
Outro passo importante é conhecer e saber lidar com novas tecnologias, a exemplo da Inteligência Artificial, que tem sido bastante discutida devido ao seu potencial transformador do mercado de trabalho.
— Há anos atrás, falava-se muito do ‘boom’ do digital. Mas hoje, já é algo que faz parte da vivência da maioria das empresas. Principalmente nesse período pós-pandêmico, a internet se reinventou e trouxe com ela diversas possibilidades. É importante que o profissional sempre saia da zona de conforto, esteja se atualizando e atento às necessidades e tendências do nicho dele.
Ainda há espaço para inovar e se diferenciar em todos os campos de trabalho, e no universo digital, não poderia ser diferente. Hoje, ferramentas tecnológicas, a exemplo das redes sociais, podem impulsionar carreiras e contribuir para novas conquistas em âmbito profissional, basta que a pessoa esteja atenta e disponível a aprender.
Continua depois da publicidade
— As redes sociais, quando bem utilizadas, podem servir como uma porta de entrada para o mercado profissional —, destaca Kerolyn.
Treinamento e desenvolvimento de habilidades
Para contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais, as próprias empresas podem adotar estratégias de treinamento, identificação e retenção de talentos. Uma dessas alternativas é Pesquisa de Clima Organizacional, um mecanismo que contribui para o engajamento da equipe ao reduzir o turnover e aumentar o engajamento das equipes.
Outra técnica que pode ser utilizada é o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que consiste em uma série de treinamentos que visam identificar talentos aptos a ocupar cargos de gestão. A própria Fepese atua neste campo, criando cursos personalizados que podem ser aplicados internamente para possibilitar o crescimento de novos líderes e habilidades.
Ainda, é muito necessário que o gestor da empresa tenha um olhar amplo para a equipe. Os mesmos programas também podem ser pautados no grupo de gestão, permitindo que as lideranças saiam de suas zonas de conforto e motivem o time. Para isso, a recomendação é a contratação de um time de consultoria, que não faça parte do contexto profissional do gestor, e o ajude a pensar fora da caixa.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o assunto assistindo o videocast do CBN Carreiras, com a convidada Kerolyn Carvalho: