Fazer contas e comemorar as subtrações podem parecer o jeito certo de emagrecer e encontrar a qualidade de vida. O jornalista Fernando Rocha, 49 anos, já acreditou nisso também, mas hoje sabe que existe uma grande diferença entre fazer regime e a vida real. Esse entendimento guiou a palestra que ele apresentou na sexta-feira à noite, no evento de encerramento da campanha Outubro Rosa do jornal “A Notícia” em parceria com o Shopping Mueller e o Hospital Dona Helena.
Continua depois da publicidade
Família, amigos, religião: como elas encontraram forças para vencer o câncer
Diante de uma plateia de cerca de 100 pessoas no terceiro piso do Shopping Mueller, o apresentador do programa Bem Estar, da Rede Globo, dividiu experiências pessoais e histórias registradas pelo jornalístico matinal especializado em saúde, com foco em deixar alguns pontos bem claros: a busca por informações e o controle sobre a própria vida são fundamentais para garantir o alcance das metas, sejam elas quais forem.
– Cuidar da saúde pode parecer uma coisa enfadonha, mas não é bem assim. Existem milhões de formas de tornar isso prazeroso, e até de forma rápida – avalia Fernando.
Para ele, que passou por duas vezes por processos de emagrecimento na frente do público ao participar de quadros no programa, a consciência de ter controle sobre o próprio corpo assegurou o prazer de manter a reeducação física mesmo depois de chegar aos objetivos. Na primeira vez, perdeu 20 quilos em dois meses, mas recuperou cinco quilos ao acabar o período de dieta. Um ano depois, repetiu o quadro dentro do programa Bem Estar, desta vez com o objetivo de mostrar os bons hábitos dentro da vida real. Assim, aprendeu também que o importante é fazer deles parte da rotina, aliando a alimentação saudável aos esportes.
Continua depois da publicidade
Durante a palestra, Fernando chamou a atenção para a importância das atividades físicas e sobre a lição que aprendeu com os profissionais do Bem Estar: se você não gosta de exercícios, talvez seja porque ainda não experimentou modalidades diferentes o suficiente para descobrir o que realmente gosta.
Saiba quais alimentos ajudam a prevenir o câncer de mama
Além disso, ele chamou a atenção, ao apresentar casos curiosos apresentados no programa, para a importância de investigar os problemas de saúde e do diagnóstico preciso, em tempo de garantir o tratamento. Dessa forma, o relacionou ao autoexame para identificar o câncer de mama, assunto que norteia o mês de outubro, e de como a prevenção também está na busca por qualidade de vida, em atitudes simples como a boa alimentação e as atividades físicas – sem que elas representem um aborrecimento no dia a dia.
– O que eu falo é sobre ter qualidade de vida e uma atitude positiva e saudável na medida do possível. Não dá pra viver em uma redoma quando a gente sabe que existem tantas coisas gostosas no mundo, mas é possível emagrecer, e ter uma vida tranquila, sem perder o “sábado com cervejinha” – afirma.