O Avaí não ficou muito tempo sem treinador. Mal saiu Hemerson Maria, e Argel Fucks já foi apresentado. Na tarde desta quarta-feira, o novo comandante avaiano esteve na Ressacada, concedeu entrevista coletiva e partiu direto para o campo, onde comandará seu primeiro treino na nova equipe.

Continua depois da publicidade

O treinador, que já teve passagens pelo Criciúma, Joinville e Figueirense, é uma aposta da diretoria avaiana para mexer com os ânimos dos jogadores e voltar de vez à briga por uma vaga no G-4. Apesar de o Avaí ocupar a nona posição e estar a nove pontos do G-4, o novo comandante acredita que o retorno à Série A não é algo muito distante.

– Vamos dar um pouco mais de atitude, de comprometimento. Temos que vibrar um pouco mais. No futebol, tudo é possível. Nós dependemos apenas de nós mesmos. A motivação é importante. Eu não tenho dúvida que esses jogadores são capazes, porque eles já mostraram isso. Nesse momento nós precisamos ter um algo a mais, para chegar no G-4.

Com contrato até 21 de maio de 2013, Argel assume o Avaí no lugar de Hemerson Maria, que conquistou o Campeonato Catarinense, mas acabou sendo demitido após a campanha irregular na Série B.

– O Hemerson fez um grande trabalho. O futebol é dinâmico e é normal que essas coisas (trocas de treinadores) aconteçam. O torcedor avaiano, que gosta da equipe e vibra junto, tem que dar apoio aos jogadores nesse momento. A gente promete trabalho, dedicação e seriedade. Conhecemos bem a história desse clube, e esse momento é o momento de o torcedor jogar junto com a equipe. O treinador é coadjuvante, as estrelas são os jogadores. Nós temos 13 jogos e precisamos de 8, 9 vitórias. É difícil, mas não impossível.

Continua depois da publicidade

Nas primeiras horas no Avaí, a postura de Argel foi clara: o time tem qualidade e os jogadores podem render mais. O treinador acreditar que, no momento, o seu papel principal será recuperar alguns jogadores que vivem má fase e fazer com que o time trate cada jogo como uma final de campeonato.

– Vamos trabalhar jogo a jogo. O nosso objetivo é voltar à Série A, e vamos trabalhar para isso. Mais do que nunca, nós temos que mostrar pros jogadores que eles são capazes. A gente vive o futebol todo dia. Eu, mais do que ninguém, conheço esse time, pois joguei contra ele. Não tenho dúvida que a gente vai agregar e botar na cabeça de cada um que podemos render mais e chegar mais longe.

De imediato, Argel solicitou à diretoria a contratação do zagueiro Fred, com quem tem forte relação de confiança e já trabalhou em outras equipes. Atualmente, o zagueiro está encostado no Figueirense. Apesar de buscar reforços, o novo treinador avaiano acredita que o time tem um ótimo plantel para o restante da competição.

– É um jogador que gosto muito. Mas o mais importante é quem está aqui, e não quem vai chegar. Quem vai dizer das contratações é a diretoria. Eles vão tratar e dizer no momento certo se precisa ou não. Eu quero dar moral e confiança para os jogadores que estão aqui.

Continua depois da publicidade

Antes de finalizar, Argel ainda comentou a situação dos atacantes, que não marcam há mais de cinco rodadas. Para ele, todos têm características de grandes artilheiros e podem ser muito úteis ao Avaí.

– Poucos times tem o leque de atacante que nós temos nesse momento. Se você analisar jogador por jogador, e eu conheço todos, vão ver que todos foram artilheiros nos clubes que estiveram. São jogadores de qualidade, mas acho que estão apenas um pouco ansiosos – destacou.

Na sexta-feira, o Avaí terá pela frente o Guaratinguetá na Ressacada e precisa vencer para seguir sonhando com o acesso.