Há muitas discussões de como trabalhar gêneros textuais na sala de aula. Com o avanço da tecnologia e suas mídias, a escrita cursiva está ficando fora da rotina de vários alunos. Na sala de aula, comprovamos a grande resistência dos alunos em participar de atividades que envolvam leitura e escrita. Pensando nisso, a professora Urania Alves realizou um trabalho com os alunos da Escola Doutor Carlos Alberto de Almeida, localizada no município de Pacatuba/CE. A educadora utilizou os gêneros textuais encontrados no jornal impresso, para estimular os estudantes a alcançar uma maior compreensão de mundo e realizou as mais variadas atividades lúdicas, produções textuais ilustrativas, seminários e jogos. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.

Continua depois da publicidade

Conteúdo:

Leitura;

Produção textual;

Materiais necessários:

Continua depois da publicidade

Exemplares de jornal;

Caderno;

Lápis;

Caneta.

Objetivo

Desenvolver a leitura e escrita;

Desenvolver o senso crítico através da leitura do jornal;

Ampliar o conhecimento prévio;

DESENVOLVIMENTO

1º PASSO

Explique aos alunos que o ato de ler favorece uma melhor compreensão de mundo e que é de inteira importância para o domínio da língua oral e escrita, além de possibilitar uma melhor participação social.

2º PASSO

Apresente os seguintes elementos encontrados no jornal impresso: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique a função de cada um e como eles podem ser utilizados em sala de aula para facilitar o entendimento em relação à leitura do jornal.

3° PASSO

Para a primeira aula, apresente aos alunos um texto que possibilita uma ampliação do vocabulário e também de novas ideias. Mostre, de preferência, um texto em que seja possível a possibilidade de um debate em sala de aula. Assim, eles terão a oportunidade de trabalhar a leitura, escrita e oralidade.

4° PASSO

Explique que durante a atividade será necessário realizar uma primeira leitura do texto, e logo em seguida refletir sobre alguns pontos. Peça para os alunos responderem as seguintes questões: Qual o objetivo do autor com o texto que foi escrito? Por que foi notícia no jornal? Quem são os personagens? Os questionamentos serão respondidos logo após a primeira leitura.

Continua depois da publicidade

5° PASSO

O professor pode formular outros tipos de perguntas para os alunos. Lembrando que uma segunda leitura do texto precisar ser feita, para que uma melhor análise seja realizada. Todos os alunos precisam participar desta atividade que é, além de um excelente exercício, uma ótima oportunidade de colocar a leitura em prática.

FINALIZAÇÃO

Organize de forma diferenciada a sala de aula na hora da apresentação. Os alunos terão a oportunidade de comentar sobre que o leram e ainda poderão aprender com os comentários dos demais participantes.

AVALIAÇÃO

Perceba o grau de envolvimento dos alunos durante a atividade e de como eles interpretaram as questões propostas pelo professor.