Confira a receita enviada pelo leitor Walter Alves Neto, de Florianópolis. Envie sua receita com foto, nome completo, cidade e telefone para o e-mail gastronomia@diario.com.br.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

? 2 xícaras de chá de arroz carnaroli (500g)

? 1 cebola grande (150g)

? 1/2 pimentão médio (25g)

Continua depois da publicidade

? 1 talo de salsão (30g)

? 1 unidade de alho-poró (50g)

? 1 xícara de chá de vinho branco seco (250ml)

? 3 colheres de chá de azeite de oliva (60ml)

? 1/2 maço de salsa fresca (30g)

? 1 colher de sopa de manjericão fresco (10g)

? 3 ramos de alecrim fresco (25g)

? 1/4 de tablete de manteiga sem sal (50g)

? 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado (100g)

? 1 vidro de palmito (400g)

? 1 colher de sopa de sal (10g)

Modo de preparo

Brodo

Coloque em uma panela funda1,5 litro de água, meia cebola, uma folha de salsão, meio talo de alho-poró, meio pimentão vermelho e um ramalhete com as ervas aromáticas (salsa, manjericão e um ramo de alecrim). Deixe ferver por 15 minutos, peneire e reserve tapado. Conserve quente e utilize em ebulição.

Risoto

Em uma panela de fundo grosso, frite o restante da cebola e a outra metade do alho-poró em azeite de oliva. Acrescente o arroz, sele e regue com o vinho. Aguarde a evaporação. Acrescente aos poucos o brodo quente. Após cerca de 10 min coloque 1/3 dos palmitos picados transversalmente. Mexa sempre. Acrescente o brodo até o arroz ficar cremoso e com um pequeno ponto esbranquiçado no interior. Acerte o sal e desligue. Acrescente manteiga, queijo, uma colher de sopa das folhas de alecrim e os 2/3 restantes do palmito. Sirva decorando com ramos de alecrim.

Dica

Pode-se opcionalmente acrescentar, junto ao palmito picado na metade do cozimento, duas colheres de sopa da própria conserva. Isso confere um sabor mais acentuado ao prato. Use com parcimônia para não deixar o risoto muito ácido nem muito salgado.