A Termodinâmica é um tema bastante abordado nos vestibulares catarinenses, e o enfoque dado a seguir também está de acordo com a interdisciplinaridade da prova do ENEM.

Continua depois da publicidade

Pesquisadores da Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de produzir hidrogênio com alto rendimento a partir de qualquer planta. Julia Martín del Campo e seus colegas descobriram uma rota para sintetizar o hidrogênio a partir da xilose, o açúcar simples mais abundante das plantas, compondo até 30% da parede celular.

Retirado do site Inovação Tecnológica em 25/04/2013.

O uso do hidrogênio como combustível em veículos motorizados oferece diversas vantagens sobre os combustíveis fósseis tradicionais:

Continua depois da publicidade

– É o elemento mais abundante no universo e o décimo elemento mais abundante na Terra

– É renovável: quando o hidrogênio reage com o oxigênio, o subproduto é a água (H2O), que pode então ser hidrolisada para obter mais hidrogênio

– A queima do hidrogênio é limpa – ao contrário da queima de combustíveis fósseis, a combustão do hidrogênio não produz poluentes nocivos ao meio ambiente

– O hidrogênio é mais leve e gera maior potência do que combustíveis fósseis

– O hidrogênio queima mais rapidamente (e a uma temperatura mais baixa) que a gasolina convencional.

Continua depois da publicidade

A montadora alemã BMW desenvolveu o HYDROGEN 7 que é o primeiro carro híbrido do mundo que usa como combustível o hidrogênio ou a gasolina.