O consultor Patrício da Silva explica que a formação correta do preço de venda é um dos fatores mais importantes para que o empresário consiga o retorno do capital investido.

Continua depois da publicidade

A maioria das microempresas, no entanto, não tem domínio da formação de preço, principalmente porque misturam gastos pessoais e da organização.

Para formar o preço de venda, além de levantar todos os custos da empresa e ir até o mercado e observar os preços praticados no mesmo segmento, o empreendedor deve pensar no seu prolabore ou salário, sem nunca dispensar a parte que cabe ao lucro da empresa.

Continua depois da publicidade

Acompanhe algumas das recomendações do Sebrae para a formação do preço de venda:

– Não vale a pena entrar no jogo dos concorrentes predatórios, que não conseguem se diferenciar e derrubam os preços. É melhor investir em diferenciais;

– Os estoques podem ser minimizados aumentando a linha de produtos;

– O giro deve ser maximizado. Deve ser dada preferência aos itens que complementem a atual linha trabalhada, aumentando assim as vendas e o giro dos produtos;

– Vale investir em comunicação. Os clientes devem ser informados sobre os novos itens vendidos, que devem ser expostos de forma mais atraente, facilitando a aceitação dos consumidores.

Continua depois da publicidade

– A linha de produtos deve ser mantida. A interrupção resulta em perda de credibilidade junto aos consumidores;

– A falta de produtos tem de ser evitada. Se necessário, eles devem ser substituídos por similares.