Cozinhar utilizando os temperos da própria horta deixou de ser exclusividade das pessoas que moram em casa. Quem reside em apartamentos agora também pode aproveitar as vantagens de consumir temperos e chás plantados dentro do imóvel. As opções mais comuns incluem o plantio em vasos, mas a tendência é que surjam novas soluções para aproximar a vida no campo dos grandes centros urbanos. Pensando nisso, algumas construtoras de Santa Catarina apostam em espaços próprios para isso.

Continua depois da publicidade

É o caso da Fontana, que promete dar um incentivo às pessoas que querem colocar a mão na terra. Ela irá lançar ainda neste ano o Castel Gandolfo, no Centro de Criciúma, um prédio com unidades que terão 50 metros quadrados disponíveis para o plantio de temperos e hortaliças. As 17 hortas, uma para cada apartamento, estarão em um dos dois andares do clube privativo do empreendimento. Será o primeiro da construtora a contar com esse tipo de espaço.

– Cada vez mais as pessoas buscam o contato com a natureza e com a terra. Aliamos este diferencial indo ao encontro da tendência gourmet, em que muitas pessoas viraram chefs e cozinham para amigos e familiares – explica o presidente da construtora, Olvacir Bez Fontana.

O imóvel de alto padrão contará com apartamentos com área de 560 metros quadrados, espaço kids, cinema e um salão de jogos com pub, além de sauna, academia e piscinas. Os valores e projeto final da obra ainda são mantidos sob sigilo.

Continua depois da publicidade

Plantio serve de terapia para muitas pessoas

A consultora de vendas da Floricultura Florianópolis, Elaine da Silva, explica que os principais cuidados com as mini-hortas é montar o vaso com composto orgânico, que pode ser feito com restos de comida ou comprado pronto em floriculturas. Segundo ela, a procura por mudas na floricultura é constante.

– É até uma terapia porque a pessoa vê algo que plantou florescer. Além disso, é um retorno às raízes, já que muitos cresceram em sítios e no interior – diz a profissional.

A engenheira florestal e paisagista Rita Inês Frizzo ressalta que, mesmo dentro de apartamento, é importante que a horta pegue no mínimo, três horas de sol por dia. Rita atende no Primavera Garden, na SC-401, em Florianópolis, e cita que os temperos preferidos dos clientes para as hortas são cebolinha e salsinha, mas manjericão, orégano, sálvia, hortelã e tomilho também são ótimas opções. Segundo ela, para ter um bom rendimento, a horta deve ser regada até três vezes por semana.

Continua depois da publicidade

– É importante usar uma matéria orgânica e húmus de minhoca no vasinho da horta, além de brita e manta bidim para facilitar a drenagem – conclui.

:::Como montar sua horta em um vaso

Faça um furo no meio do vaso com prego e martelo

Coloque aproximadamente dois dedos de argila expandida ( pedrinhas de argila) para drenar a água

Coloque um pouco de terra e adubo orgânico misturados em cima da argila

Retire a muda do recipiente plástico com cuidado

Use tesoura para cortar nas laterais

Coloque a muda no meio do vaso

Cubra o restante com terra para ficar firme, mas não aperte demais

Regue sem encharcar

Se a terra estiver seca, é hora de regar. Caso esteja úmida é preciso esperar mais um pouco

:::Plantas com raízes curtas ideias para espaços menores

Cebolinha, salsa, coentro, alface, pimentão, tomate-cereja, morango, couve folha, rúcula, alecrim, sálvia, orégano, manjericão e calêndula.

Caso o espaço disponível no seu apartamento receba pouca luz ( somente três ou quatro horas, por exemplo), as mais indicadas são: hortelã, capuchinha, tomilho, salsa e cebolinha.

Continua depois da publicidade

Fonte: Pense Imóveis