Aqui está uma receita para quem precisa gelar a cerveja – ou qualquer outra bebida – rapidamente. Pode ser que você tenha conseguido comprar as latinhas só momentos antes daquele churrasco. Pior, vieram direto da prateleira, pois as geladas já haviam acabado no supermercado. A cobertura de verão do DC lhe dá um apoio para não ficar esperando enquanto o churrasco segue animado.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo com a receita

Você vai precisar de gelo, claro, mas também de álcool líquido e sal grosso. Ah, lembre-se de manipular o álcool longe da churrasqueira – ok, você já sabe, mas não custa lembrar. Quando estes ingredientes são misturados forma-se uma mistura capaz de baixar as temperaturas a -14°C! Então, cuidado. Se você exagerar na quantidade de ingredientes e no tempo em que a bebida fica no gelo, a cerveja pode até congelar.

Mas que mágica é essa? A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor. Se é necessário absorver calor ele terá de vir de algum lugar, certo? O gelo faz o favor de retirar o calor justamente das latinhas que estiverem em contato com ele. Nada como uma ajuda da química para refrescar o seu verão.

Continua depois da publicidade

Magia do super-resfriamento

Ingredientes

(Reduza os ingredientes para a quantidade de gelo que você tem. A proporção é estimada)

5 kg de gelo

250 ml de álcool líquido

250 gramas de sal grosso

Como fazer

Misture tudo em uma caixa térmica ou isopor e espalhe as latas pela mistura. Agora é só esperar para a mágica acontecer. Sirva em copos para evitar o gosto do sal que esteve em contato com a lata.