O lombo, como o próprio nome sugere, é o corte localizado nas costas do porco. Trata-se de uma carne rica em proteínas, fibras e fonte de vitamina B1, além de um baixo índice de colesterol. Destaca-se também por possuir mais proteínas e menos gordura que o filé mignon e que a coxa de frango.
Continua depois da publicidade
Apesar de ser considerada uma carne magra e com sabor mais suave e menos gordurosa que o pernil e a paleta, possui uma bela camada de pele e gordura, o que a torna suculenta e uma excelente pedida para diversos tipos de pratos. Por esse motivo, é um dos cortes preferidos de muitos brasileiros.
Você sabia que o estado de Santa Catarina é reconhecido internacionalmente pela excelência na produção de carne suína? Só neste primeiro trimestre, foram exportadas 111 mil toneladas do produto.
A carne suína é versátil e pode ser facilmente encontrada em supermercados e açougues. É conhecida pelo seu alto valor nutricional e deve ser uma opção a ser incluída na dieta.
Sabor Catarina: Descubra a versatilidade da carne suína
Continua depois da publicidade
Existem muitas maneiras de preparar esta suculenta carne. Você pode fazê-la, cozida, assada, frita ou grelhada, pode servir acompanhada por arroz branco, batatas, em um belo sanduíche ou até mesmo feita na churrasqueira.
Na panela de pressão o tempo de preparo é de aproximadamente 45 minutos e, rende cerca de 6 porções.
Lombo suíno na panela de pressão:

Ingredientes:
Para o preparo do prato, você irá precisar de:
– 1,5Kg de lombo suíno sem gordura;
– 1 colher de sopa de sal;
– meia colher de chá de pimenta calabresa em flocos (opcional);
– 1 colher de sopa de páprica doce ou picante;
– 3 dentes de alho picados;
– meia colher de sopa de alecrim;
– 3 colheres de sopa de óleo;
– 1 cebola média picada;
– 4 tomates picados;
– 1 pimentão verde pequeno picado;
– 1 lata de cerveja preta;
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo;

Modo de preparo:
O primeiro passo a ser feito é temperar o lombo com o sal, a pimenta, a páprica, o alho e o alecrim picado, distribuindo bem e em uma quantidade generosa, por toda a carne e depois, deixar que ela descanse na geladeira por cerca de 1 hora, para que o tempero fique bem apurado.
O próximo passo é aquecer o óleo e dourar o lombo na panela de pressão, , virando-o de tempos em tempos, para que fique dourado por igual. Feito isso, junte a cebola, o tomate, o pimentão, a cerveja e deixe ferver.
Continua depois da publicidade
Depois tampe a panela e, quando pegar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e remova a pressão da panela.
Retire a carne e a mantenha aquecida. Acrescente à farinha ao molho do cozimento da carne e, bata no liquidificador. Despeje o molho em uma panela e cozinhe em fogo alto até engrossar. Sirva a carne com o molho e, como acompanhamento, uma polenta gratinada e uma salada são excelentes pedidas para um almoço caprichado e cheio de sabor.
Sabor Catarina: Aprenda a fazer panceta na panela de pressão
Na série Sabor Catarina, você encontrará outras propostas e receitas com a proteína para você sair do básico e adicionar a carne suína à sua rotina. Confira!