O chef Pedro Bueno, do Don Quixote Bar de Tapas, em Balneário Camboriú, ensina uma receita simples para valorizar o peixe estrela da estação. O prato serve até quatro pessoas.
Continua depois da publicidade
Ingredientes:
Para a tainha
2 tainhas pequenas
1 limão siciliano
Continua depois da publicidade
1 maço de alecrim
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino moída na hora
Para os vegetais
1 abobrinha
1 berinjela
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 ramo de aspargos
2 tomates
Sal e pimenta do reino moída na hora
Azeite extra-virgem de qualidade
Aceto balsâmico
Modo de preparo:
Tainha: peça para o peixeiro retirar a barrigada e limpe bem o sangue que fica perto da espinha (isso evita aquele gosto forte). Deixe as escamas, pois isso vai ajudar a proteger a tainha do calor excessivo da churrasqueira.
Tempere com sal, alecrim, azeite, rodelas finas de limão e pimenta do reino moída na hora. É importante colocar os temperos dentro do peixe e fazer três cortes diagonais na tainha para que o tempero penetre. Coloque o peixe sobre a grelha em fogo médio por cerca de 15 minutos de um lado e 10 minutos do outro. Lembre-se de que este tempo pode variar de acordo com a churrasqueira e preste atenção para não assar demais.
Vegetais: corte o tomate ao meio, a abobrinha e berinjela em fatias e os pimentões em pedaços grandes. Coloque na grelha sem temperar. Após retirar da grelha coloque em uma travessa e tempere com sal, azeite, aceto balsâmico e pimenta do reino.
Sirva com arroz branco e salada de folhas verdes.
Leia mais:
::: À espera da tainha: pescadores contam rituais para atrair boa safra