Uma apreensão de tainhas que renderia lucro milionário virou alimento a famílias carentes de Camboriú. O Ibama, responsável pela ação, fez a doação ao município, que repassou os peixes aos moradores cadastrados em programas sociais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

A distribuição organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social ocorreu na terça-feira (18). Já a apreensão foi feita em Itajaí na quarta-feira da semana passada, dia 12. Segundo o Ibama, a fiscalização ocorreu em um entreposto de pesca de Itajaí.

Como a captura industrial da tainha foi proibida neste ano, o órgão faz as vistorias para checar se a medida está sendo cumprida, o que não aconteceu na empresa visitada. Foram 15,5 toneladas de tainha apreendidas.

Do total, 1,5 tonelada foi doada a Camboriú. O instituto não informou o que foi feito com o restante do peixe. O alimento então foi entregue aos usuários do Cadastro Único, famílias atendidas pela Assistência Social, entidades e comunidades terapêuticas.

Continua depois da publicidade

Já a empresa responsável pela pesca foi multada em R$ 316 mil por ter feito o trabalho sem autorização dos órgãos competentes.

Leia mais

Pesca anilhada da tainha em SC atinge cota e é encerrada