Uma apreensão de quase meio milhão de reais em drogas revelou a atuação de um detento dentro da Penitenciária Regional de Blumenau. Segundo a Polícia Civil, mesmo na cadeia, o homem teve acesso a um celular e encomendou os entorpecentes. O fornecedor e o entregador dele foram presos preventivamente nesta sexta-feira (21) em São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O esquema foi descoberto depois que a polícia encontrou 60 quilos de maconha e dois quilos de cocaína com um homem de Indaial, em 26 de janeiro. Na época, ele era investigado por ter fornecido a arma usada no assalto a farmácia na região central de Blumenau três dias antes. Os agentes passaram a apurar então de onde tinha vindo a droga e para onde iria.

Foi assim que a Polícia Civil descobriu que o rapaz na verdade guardava e vendia o material para o detento. Ele está preso desde o começo do ano. A apuração revelou ainda que os entorpecentes vieram do Norte do Estado e que o próprio genro do “vendedor” fez a entrega em Indaial. Ambos tiveram a prisão decretada pela Justiça e os mandados foram cumpridos nesta sexta-feira.

O detento que comandava a operação de trás das grades agora responde a mais um processo. Um mandado de apreensão foi cumprido na casa do homem, onde a polícia recolheu um celular e cartas que ele trocava com a esposa. As investigações sugerem que a mulher ajudaria o marido na venda das drogas.

Continua depois da publicidade

O assalto que revelou a atuação do preso

O assalto que deu início às investigações e trouxe à tona a atuação do preso foi cinematográfico e mobilizou a Polícia Militar de Blumenau na noite de 23 de janeiro.

Ladrões armados invadiram uma farmácia na Rua Nereu Ramos, na região central, conseguiram roubar o cofre e na fuga provocaram vários acidentes de trânsito. Em vídeos compartilhados na internet também é possível ouvir disparos.

Dentro do carro usado pelos ladrões havia arma de fogo, facas, celulares, dinheiro, máquinas de cartão de crédito, relógio, corrente de ouro e um cofre, que aparece em uma fotografia no meio da rua na Alameda Rio Branco. Os envolvidos foram presos.

Três dias depois, um jovem foi preso suspeito de ter fornecido uma das armas usadas no crime. Conforme a Polícia Civil, o rapaz de 22 anos aparece em publicações nas redes sociais segurando a carabina apreendida no dia do roubo.

Continua depois da publicidade

Ele ainda teria ainda feito um post em tom de ameaça contra os policiais que atenderam a ocorrência.

Leia mais

Empresas de refrigerante e cerveja vão dividir a mesma fábrica em Santa Catarina

Pichações surgem em viaduto sob a BR-470 em Blumenau antes mesmo da liberação