Em dezembro de 2011 teve início uma operação da prefeitura de Florianópolis contra ambulantes ilegais na Capital. Até agora foram mais de 88 mil produtos apreendidos, sendo que mais de 50 mil ou quase 60% são DVDs, óculos ou cigarros que foram apreendidos no Centro da cidade. A operação também foi realizada em praias como Canasvieiras, Ingleses, Joaquina e Jurerê.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor de Solução da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Juarez Amaral de Andrade, houve uma queda de 40% nas compras de câmeras digitais nas áreas de praia, o que significaria que houve menos roubos. Ainda de acordo com Andrade, o comércio lucrou cerca de 40% a 45% a mais em relação ao ano passado. Isso se deveria, em parte, a uma menor concorrência com o comércio irregular.
Além dos DVDs, óculos e cigarros, foram apreendidos itens de vestuário, eletrônicos, bijuterias, bebidas e alimentos.
Segundo o secretário Gean Loureiro, a operação colaborou para diminuir o número de atendimentos de pessoas com doenças causadas por comida e água contaminadas nos postos de saúde.
Continua depois da publicidade
A operação continua em atuação nas praias e na região Central de Florianópolis. Os produtos apreendidos serão doados, caso estejam apropriados para consumo. Quanto aos que apresentam procedência desconhecida, com risco à saúde pública, serão destruídos.