Alguns bancos e fintechs brasileiros apresentavam problemas em seus aplicativos nesta sexta-feira (19), após um apagão cibernético que afetou vários lugares ao redor do mundo. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), alguns sistemas de instituições financeiras chegaram a ser “temporariamente afetados em diferentes escalas” pela falha, mas não houve “nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”.
“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, informou a federação em nota.
Continua depois da publicidade
O que dizem as instituições
O Bradesco afirmou que os sistemas dos seus canais digitais ficaram indisponíveis nesta manhã. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, informou o banco em nota.
A fintech Neon também emitiu uma nota. “O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes”, diz a nota.
Já o Pan informou que foi “impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos”. “O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades”, disse em nota.
Apagão
Um apagão cibernético afeta serviços em vários países do mundo nesta sexta-feira (19). Empresas aéreas, de telecomunicações e de finanças enfrentam problemas.
Continua depois da publicidade
A Microsoft afirma que o problema teve origem em sistemas do Windows devido a “uma atualização de uma plataforma de software de terceiros” e que uma solução deve ser implantada em breve. Por volta das 8h10, a empresa informou que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer.
Há registros de problemas na Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido e Alemanha. Até o momento, não há registro de problemas em aeroportos no Brasil. Em Santa Catarina, os aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes operam normalmente.
Leia também
Apagão cibernético afeta voos, bancos e telecomunicações em vários países
Moradores de SC relatam tremores após forte terremoto no Chile
Fim de semana em Florianópolis tem show de Matuê e Camerata tocando rock; veja programação