A Apple deve entrar definitivamente no mundo das casas inteligentes na próxima segunda-feira, quando ocorre o Worldwide Developers Conference (WWDC). No evento, que marca os lançamentos oficiais da gigante da tecnologia, a empresa deve anunciar um sistema de controle centralizado de eletrodomésticos, luzes e outros elementos da casa por meio do iPhone, afirma o Financial Times. Pode ser o grande passo da empresa em direção à tão esperada “casa dos Jetsons“, principal tendência tecnológica.

Continua depois da publicidade

Relembre as principais tendências para a tecnologia em 2014: as casas inteligentes são uma delas

Se isso se confirmar, a Apple terá dado sua grande cartada para entrar na disputa pela liderança do mercado da chamada internet das coisas, que já tem Google e Samsung como concorrentes. De acordo com as fontes do FT, o novo sistema da Apple permitiria, por exemplo, que as luzes da casa fossem controladas por wi-fi ou bluetooth só pela proximidade do iPhone: assim que o morador entrar em casa, as luzes se acendem. O sistema já foi patenteado pela empresa.

Porto Alegre tem uma casa conectada, conheça:

Uma das pistas para que o anúncio seja feito na segunda é o fato de Apple ter conversado com diversas empresas de eletrodomésticos para firmar com elas parcerias. Recentemente, o Google adquiriu a Nest Labs, que criou uma tecnologia que conecta termostatos e alarmes de fumaça com o celular, por US$ 3,2 bilhões. A Samsung, outra potência nessa área, lançou sua linha Smart Home de geladeiras, máquinas de lavar e TVs, que podem ser controladas por celular ou relógios.

Continua depois da publicidade

Resta esperar até lá para saber se o anúncio se confirma ou não. A WWDC 2014 se realiza entre os dias 2 e 6 de junho, nos Estados Unidos.