A Apple anunciou, nesta segunda-feira, durante a 24° Worldwide Developers Conference (WWDC 2013) diversas novidades aos fãs e desenvolvedores. Além da aguardada nova versão do sistema operacional do iPhone e iPad, o iOS 7, a gigante apresentou a décima versão do OS (software do Mac), o novo MacBook Air e Mac Pro.
Continua depois da publicidade
Considerado por Tim Cook, CEO da Apple, como a maior evolução no sistema operacional desde o surgimento do iPhone, o iOS 7 impressiona pelo visual. Ícones maiores e cores mais vivas mudaram consideravelmente a interface do software. Além disso, foi melhorado o sistema de organização de tarefas. Com a atualização, fica fácil usar mais de um app ao mesmo tempo sem acabar com a bateria do iPhone ou iPad.
O navegador Safari também ganhou novos recursos com a atualização do iOS. Agora, os favoritos aparecem sempre que for selecionada a barra de navegação do browser. Além disso, trocar de abas ficou mais rápido e atrativo com a mudança no design do navegador.
Além das mudanças no app de músicas no iOS 7 – que apresenta todas as músicas compradas com uma interface mais elegante, a Apple anunciou oficialmente seu serviço de streaming. O iTunes Radio funcionará em todos os dispositivos da Apple com o iOS 7, gratuitamente.
A versão beta do iOS 7 estará disponível no iPhone a partir dsta segunda.
Continua depois da publicidade
OS, Mac Pro e MacBook Air
Com o nome Mavericks – encerrando a linhagem de felinos que davam nome ao software, a nova versão do OS aposta na criação de novos recursos e, principalmente, na melhoria dos que já existiam. A utilização de telas múltiplas e os sistema de pesquisa Finder foram os que mais receberam atenção dos desenvolvedores da Apple. Além disso, foi apresentado o App Nap, recurso que identifica quais programas estão sendo usado e distribuiu melhor o uso de memória RAM.
Os principais aparelhos apresentados durante a conferência, o novo MacBook Air e o Mac Pro buscaram evolução por caminhos distintos. Enquanto o ultrabook aposta na economia de energia e durabilidade da bateria, o Mac Pro segue com foco de ser um dos desktops mais poderosos do mercado.