Em meio a diversos lançamentos de ferramentas que utilizam da inteligência artificial (IA), a Apple trará novidades nesta segunda-feira (10) em que apostará na tecnologia. O plano é integrar profundamente a IA em seus aplicativos e atributos oferecidos em cada produto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o jornal O Globo, novo Apple Intelligence, a tecnologia de IA da marca, estará presente nas novas versões dos sistemas operacionais do iPhone, iPad e Mac. Os dispositivos vão ganhar ainda um chatbot semelhante ao ChatGPT em parceria com a OpenAI.

O segredo por trás da Apple

Para rodar o processamento, no entanto, os dispositivos precisam ser novos, com modelos lançados nesta ano. Para celulares, a partir do iPhone 15, já para Macs e iPads, será preciso modelos com, no mínimo, um chip M1.

Continua depois da publicidade

Veja as principais novidades

Com a nova tecnologia, será possível criar memes por IA, fazer planilhas e resumos, além de editar fotos. Outra novidade que chama a atenção é que os usuários da Siri poderão utilizar o comando de voz para ações individuais dentro de aplicativos instalados no celular. Por exemplo, poderão dizer à Siri para apagar um e-mail, ou resumir um artigo de notícias, conforme cita o O Globo.

Nesta mesma pegada, outro componente de iniciativa de IA da Apple é a sumarização, em que a empresa planeja recursos capazes de resumir artigos e páginas da web no Safari. Eles também poderão resumir notas de reuniões, mensagens de texto e e-mails.

O Voice Memos também será um recurso turbinado, onde será possível transcrever automaticamente gravações.

Por fim, entre os principais recursos, o aplicativo Health também receberá melhorias, incluindo melhor gerenciamento de dados de pressão arterial. De acordo com O Globo, a novidade é uma preparação para futuros Apple Watches que terão detecção de hipertensão. O aplicativo também será aprimorado para entender melhor dados e rastreamento de ciclos menstruais, além de contar com suporte para um novo recurso de teste de audição nos AirPods da Apple.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Homem pede Uber e carro dirige sem motorista nos EUA; veja como funciona

Software criado em Blumenau ganha “vida própria” e vira empresa