Felipão prometeu novidades para esta terça-feira, dia da última convocação da Seleção Brasileira antes da lista final para a Copa do Mundo, que será anunciada em 7 de maio. O amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, será a oportunidade derradeira para o técnico fazer testes.

Continua depois da publicidade

Inicialmente – nesta terça-feira, ao meio-dia, no Rio -, Luiz Felipe chamará apenas atletas que atuam no Exterior. Daqui a sete ou 10 dias, divulgará a relação de quem joga no futebol brasileiro. Como a maioria dos selecionáveis trabalha fora do Brasil, devem sobrar poucas vagas. Com apenas um treinamento programado para antes da partida e a permissão para só seis substituições, Luiz Felipe antecipou que levará no máximo 19 jogadores para o país do último Mundial – costuma convocar 22 ou 23.

Até agora, 53 atletas tiveram oportunidades com Felipão. Destes, cerca de 17 estão com moral suficiente para se sentirem praticamente confirmados entre os 23 que buscarão o hexacampeonato. O terceiro goleiro, um quarto zagueiro, os reservas das laterais, o substituto de Luiz Gustavo e um meia ou atacante são vagas que ainda podem gerar dúvidas na cabeça do gaúcho.

Em dezembro passado, Felipão foi à Europa para ver três partidas. Na época, disse que observaria “jogadores novos”. O técnico da foi visto na goleada do Porto sobre o Olhanense e no clássico de Milão, entre Milan e Inter, que pode indicar uma nova chance para Kaká e Robinho. Philippe Coutinho e Miranda, em grande fase em Liverpool e Atlético de Madrid, respectivamente, os laterais Danilo (direito) e Alex Sandro (esquerdo), ambos ex-Santos, e o volante Fernando, todos do Porto, são algumas das apostas de ZH para surpresas na lista internacional que Felipão divulga nesta terça.

Diego Alves (goleiro, Valencia)

Continua depois da publicidade

Victor e Diego Cavalieri largam na frente na disputa pela camisa 22 da Seleção. Diego Alves, 28 anos, do Valencia, seria a opção estrangeira. Ele foi o único goleiro do exterior convocado por Felipão: uma vez.

Miranda (zagueiro, Atlético de Madrid)

Aos 29 anos, Miranda, ex-São Paulo, vive um dos melhores momentos da carreira. O Atlético de Madrid, clube do zagueiro, tem a defesa menos vazada no Espanhol, com apenas 16 gols sofridos em 23 jogos.

Danilo (lateral-direito, Porto)

Convocado para a Olimpíada de Londres, por Mano Menezes, Danilo, 22 anos, seria uma opção para rejuvenescer a lateral-direita e a Seleção, pois Daniel Alves tem 30 anos e Maicon, 32. Ele ganha pontos por também poder atuar no meio-campo.

Alex Sandro (lateral-esquerdo, Porto)

Apesar de Maxwell, do PSG, vir sendo convocado seguidamente – quatro vezes -, Felipão não parece 100% decidido sobre o reserva de Marcelo, e pode querer testar uma nova alternativa. Alex Sandro, 23 anos, disputou a Olimpíada de Londres e é titular absoluto no Porto.

Continua depois da publicidade

Fernandinho (volante, Man. City) e Fernando (volante, Porto)

O histórico de lesões de Lucas Leiva, do Liverpool, que atualmente se recupera de lesão no joelho direito, obriga Felipão a testar outros volantes para a suplência de Luiz Gustavo, como protetor da defesa. Fernandinho, do Manchester City, e Fernando, do Porto, são candidatos.

Philippe Coutinho (meia, Liverpool)

São tão boas as opções de meio-campistas que Felipão pode abrir mão de um volante (quem sabe Hernanes) para levar dois jogadores mais ofensivos. Kaká, Lucas e o atacante Robinho não vivem grande fase. Philippe Coutinho e Willian, porém, são dois dos melhores meias-atacantes da Premier League inglesa.