Um grupo que traficava pássaros para usá-los em uma “rinha de canários” foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (27). Os animais eram colocados frente a frente para brigar até a morte enquanto os criminosos usavam a luta para um esquema de apostas clandestinas. Ao todo, 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Luiz Alves e São José dos Pinhais, no Paraná.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Investigações da Polícia Civil levaram à operação desta terça que busca desmanchar uma suposta associação criminosa voltada à prática de caça, tráfico e promoção de rinha de pássaros.

Até a publicação desta matéria, mais de 150 pássaros de diversas espécies haviam sido resgatados. Os responsáveis mantinham a posse desses animais sem qualquer autorização legal, ainda de acordo com a polícia. Armadilhas para captura das aves e aparelhos celulares também foram apreendidos.

Vídeo surpreende com quantidade de gaiolas encontradas

Além disso, sete homens foram presos pela prática do crime. A legislação diz que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, prevê pena de seis meses a um ano de detenção. Já a multa pode variar de R$ 50 a R$ 50 milhões.

Continua depois da publicidade

Junto com a Delegacia de Proteção Animal e a DIC de Blumenau, também participaram da operação o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Polícia Civil do Paraná.

Veja fotos da operação

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Dono de joalheria aproveita descuido de ladrão, reage e mata assaltante em Itajaí

O que renomado cientista brasileiro vem fazer em Blumenau nesta semana