Nenhum grande evento foi programado para Manaus aproveitar a Copa para impulsionar o turismo. O governo local aposta no que já está pronto há milênios: a exuberância das belezas naturais da Amazônia. Pelo menos, o slogan está escolhido desde 2009: “a Copa mais verde do mundo.”
Continua depois da publicidade
Para receber mais turistas, foram construídos 10 hotéis – a cidade tem 6.807 apartamentos, o que gestores da área consideram pouco. Cerca de 20 navios atracam em Manaus por ano – número que dobrou em menos de três anos.
Todos os anos, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), divulga o local no Exterior, principalmente na Europa. A técnica tem dado certo, é o que revelam os números. Agora, os órgãos ligados ao turismo do Estado aguardam o sorteio dos países que vão jogar em Manaus para realizar ações semelhantes – a definição será no final do ano. Será o momento para Manaus investir na conquista aos turistas estrangeiros.
A ideia é se firmar como o principal roteiro ecológico do mundo. Atualmente, a maior parte dos turistas vão à Amazônia no período chamado de verão amazônico, de maio a outubro, que tem manifestações folclóricas, como o Festival Folclórico de Parintins, a disputa entre os bois bumbá Caprichoso e Garantido, Festival de Verão nas praias de Maues e aniversário de Manaus, que reúne mais de 100 mil pessoas por dia de festa. Reservas de preservação também estão sendo desenvolvidas no interior do Estado, para receber o turista que vier a Manaus assistir aos jogos da Copa.
Continua depois da publicidade