Com capacidade para atender até 3,2 mil passageiros ao mês, o novo Terminal Marítimo de Passageiros de Natal é uma das apostas do governo do Rio Grande do Norte e do governo federal para aumentar o fluxo de visitantes na cidade até a Copa do Mundo. Contudo, a construção do complexo, prevista para ser finalizada em setembro, precisa de uma série de modificações nos acessos viários ao Porto não se transforme em dor de cabeça, com engarrafamentos e transtornos para todos os lados.
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O Terminal Marítimo está sendo construído desde junho do ano passado dentro da estrutura do Porto de Natal, localizado no coração da Ribeira, bairro histórico da capital potiguar. Com um orçamento de R$ 51 milhões, a estrutura vai ocupar cerca de cinco mil metros quadrados. Como é comum nos bairros mais antigos das capitais nordestinas, a infraestrutura das vias de acesso ao Porto é limitada: estreitas ruas de paralelepípedo que mal dão conta da demanda atual.
– São as mudanças que o trânsito, com certeza, irá exigir, com relação a estacionamento, aos acessos. Existem alguns obstáculos em frente ao Terminal, que já nos dão uma dificuldade com o acesso ao porto – diz o presidente da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte, Pedro Terceiro de Melo.
Por conta disso, desde o final de março técnicos da prefeitura de Natal e da Companhia de Docas se reúnem para discutir o que fazer com o trânsito e a urbanização da área. Não se chegou ainda a uma definição sobre o tráfego de veículos. As obras de mobilidade do PAC da Copa do Mundo, que prometem intervenções viárias mais radicais, passam longe da área do Terminal Marítimo de Passageiros. Estão concentradas no percurso estádio e rede hoteleira, do outro lado da cidade. No entanto, o PAC Cidades Históricas garantiu incremento na iluminação, limpeza urbana e segurança na região.
As intervenções necessárias para dar funcionalidade ao projeto do Terminal Marítimo ganham maior importância com o projeto de construção de uma marina até o próximo ano. A ideia, segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril, é investir na exploração do turismo náutico. A Marina de Natal depende ainda de um estudo técnico e deve ser instalada na área ao lado do Forte dos Reis Magos. Segundo o que disse o prefeito de Natal Carlos Eduardo, em entrevista recente, a intenção da Prefeitura é “ver os primeiros barcos atracarem na marina ainda em junho de 2014, antes da Copa do Mundo”.
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Atualmente, Natal recebe cerca de 36 navios de cruzeiro por ano, o que representa uma movimentação de cerca de 14 mil passageiros por ano. O fluxo maior de passageiros no Porto de Natal ocorre durante o período de alta estação, entre os meses de novembro e março, quando os navios de cruzeiro fazem escala com destinos nacionais e internacionais.