Cerca de 2,1 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado começam a receber hoje metade do 13º salário. O valor será depositado junto com a folha de agosto e prossegue até 10 de setembro.
Continua depois da publicidade
No país, serão 25,3 milhões beneficiados no país, o que representará a injeção de R$ 11,378 bilhões na economia nas próximas semanas. No RS, por exemplo, os depósitos do abono chegam a R$ 958 milhões ou 8,42% do total nacional. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela, que somente será cobrado em dezembro, no depósito da segunda parcela do 13º.
– Parte dos recursos deve ser usado na aquisição de bens e serviços, especialmente na antecipação de compras para as festas natalinas – estima Everton Lopes, economista e consultor em educação financeira.
Os aposentados, porém, ressalta Lopes, precisam avaliar com atenção seu orçamento pessoal ou familiar antes de gastar o dinheiro do adiantamento do 13º salário no comércio, principalmente os que têm dívidas, necessita de remédios de uso contínuo ou têm previsão de despesas maiores até o começo de 2013. Por isso, é importante se fazer um diagnóstico detalhado de todos os gastos e ganhos no curto e médio prazo, pelo menos, até receber a segunda parcela do benefício.
– Os aposentados ou pensionistas devem evitar ao máximo emprestar este dinheiro para parentes e amigos, que é uma das principais causas de endividamento deste grupo de consumidores – alerta o educador financeiro Reinaldo Domingos.
Continua depois da publicidade
Quem não recebe ou têm proporcional
Aposentados e pensionistas têm direito ao 13º salário. Quem começou a receber a aposentadoria depois de janeiro deste ano, terá o valor calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º salário calculado sobre oito meses.
Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.
Por lei, não têm direito ao 13º salário beneficiários nos seguintes casos: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Consumo inteligente
Dicas de como aproveitar melhor o dinheiro da antecipação:
– O primeiro passo é fazer um diagnóstico para constatar sua realidade financeira: devedor, equilibrado ou investidor.
Continua depois da publicidade
– Os devedores devem quitar todas as contas vencidas, inclusive as do empréstimo consignado.
– Se o dinheiro não for suficiente, pelo menos precisa pagar contas com as maiores taxas de juros, como cartão de crédito e cheque especial.
– Quitar outras dívidas ou antecipar parcelas por vencer, por exemplo, de carnês do crediário em lojas.
– Fazer apontamento de despesas diárias pelos próximos 30 dias ou mais tempo para avaliar eventuais cortes de gastos e redução de excessos.
– Comprar remédios de uso contínuo, porque vale a pena fazer estoque. É preciso, porém, atenção quanto à validade.
Continua depois da publicidade
– Se não houver dívida a ser paga, o aposentado por formar uma reserva para gastos emergenciais ou aquisições de bens ou serviço com valor mais elevado, como viagens.
– Quem não dispõe de isenção pode reservar o dinheiro para pagar à vista (com desconto) o IPVA ou IPTU no começo do ano.
– Procurar guardar dinheiro para comprar a vista e com algum desconto.
Fontes: especialistas financeiros Everton Lopes e Reinaldo Domingues