Depois do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), nesta terça-feira (14) o Helder Barbalho (MDB), do Pará, divulgou que está com o novo coronavírus. Primeiro governador do país a contrair a doença, Witzel publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que seu teste de covid-19 teve resultado positivo.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
No início da noite foi a vez de Barbalho divulgar que também foi diagnosticado com a covid-19. O governador paraense afirmou que parte de sua equipe contraiu a doença e, após um primeiro exame negativo, recebeu um resultado positivo para o segundo teste nesta terça. Ele divulgou uma cópia em rede social e disse estar assintomático – Witzel até a publicação desta reportagem não exibiu o resultado.
Nos últimos dias, Witzel manteve uma rotina de encontros e entrevistas e teve contato frequente com o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. Na última segunda-feira (13), Witzel assinou por videoconferência um convênio com empresários para a construção de dois hospitais de campanha na capital fluminense. Uma foto da ocasião mostra, à sua frente em uma mesa, o vice-governador, Cláudio Castro, e o secretário da Casa Civil, André Moura.
No mesmo dia, o governador do Rio de Janeiro publicou ainda um vídeo ao lado do secretário de Educação, Pedro Fernandes. No dia 31 de março, há duas semanas, ele esteve com o prefeito de Duque de Caxias, Washignton Reis, que está internado desde a madrugada do último sábado (11) em decorrência do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura do Rio também já havia sido atingida pela doença. Ao menos cinco secretários municipais foram diagnosticados, incluindo Beatriz Busch (Saúde) -que chegou a ser internada no fim de março e já teve alta-, Adolfo Konder (Cultura) e Tia Ju (Assistência Social e Direitos Humanos). O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) teve resultado negativo.