O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse em entrevista à CBN Diário que foi errada a ação, flagrada em vídeo, em que funcionários a serviço da prefeitura despejaram água suja da rede pluvial no mar, na Ponta do Leal, região continental de Florianópolis. A orientação para as equipes que fazem este tipo de serviço descartem o líquido, quando há dúvida se é limpo ou não, numa estação de tratamento.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o prefeito, um processo administrativo será aberto para apurar responsabilidade de servidores e da empresa, podendo aplicar punição pela irregularidade.
Sobre o Rio Capivari, o prefeito – morador dos Ingleses – relatou que foi constatada uma grande quantidade de esgoto lançada irregularmente no local. Trata-se de uma questão polêmica, já que há bastante reclamação sobre a poluição e o mau cheiro. Isso gerou, inclusive, um pedido da associação de moradores do bairro, junto ao Ministério Público, para que Casan e prefeitura tomem providências para a limpeza imediata.
Gean alerta que a solução definitiva se dará com a estação de tratamento de esgoto nos Ingleses, que está sendo construída, para ter o mesmo modelo adotado no Rio do Brás, em Canasvieiras. A unidade de recuperação ambiental deverá ficar pronta até o fim do ano.
Continua depois da publicidade