As quase 10 mil lâmpadas apagadas na iluminação pública de Joinville em função da falta de manutenção começaram a ser trocadas nesta sexta-feira. Até domingo, o trabalho ocorre na avenida Doutor Paulo Medeiros (próximo ao Mercado Público), avenida Beira-rio, rua das Palmeiras e Parque da Cidade. A partir de segunda-feira, o serviço inicia nas praças com mais de 50% de lâmpadas apagadas.
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A manutenção nos bairros Itinga, América, Santa Catarina, São Marcos e Atiradores, que estão com 15% da iluminação pública comprometida, deve ocorrer até o fim do mês. Em novembro e dezembro será a vez dos bairros que têm de 10 a 15% da iluminação prejudicada.
A força-tarefa foi planejada para recuperar o tempo perdido durante o processo licitatório de contratação das empresas responsáveis pelo serviço. Após deixar a iluminação da cidade em dia, o consórcio de empresas vencedoras continuará fazendo manutenção, melhorias e ampliação da rede por três anos. O investimento de R$ 44 milhões saiu R$ 20 milhões mais barato do que o previsto segundo o secretário de Infraestrutura, Romualdo França.
– Foi uma licitação difícil, mas o resultado surgiu com as economias – destacou o secretário durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira.
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A dificuldade que Romualdo se refere diz respeito aos entraves burocráticos durante o processo de licitação. É que uma empresa desabilitada recorreu na Justiça e ganhou o direito de concorrer mais uma vez. A Prefeitura analisou novamente a documentação da empresa que, pela segunda vez, foi desabilitada por não atender todas as exigências previstas no edital.
Agora, o consórcio de empresas vencedoras precisa correr atrás do prejuízo que começou no início do ano. Em fevereiro, quando o edital foi lançado, o número de lâmpadas apagadas já ultrapassava a média, mas o problema se agravou em maio.
A falta de iluminação não é ocasionada apenas pelas lâmpadas queimadas, pode ser por problema nos reatores, nos estabilizadores ou na foto célula. Casos de vandalismo também foram relatados pela equipe de técnicos que está fazendo a manutenção.
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O secretário destacou ainda que todas as reclamações de lâmpadas apagadas estão registradas no sistema e entrarão no cronograma de acordo com as prioridades. Novas reclamações podem ser feitas pela ouvidoria ou pela Secretaria de Infraestrutura.
Serviço:
Ouvidoria – 156
Secretaria de Infraestrutura – 3431-5031