Acompanhado pelo pai e por um amigo, em Madrid, o atacante Neymar depôs durante uma hora e meia minutos na Audiência Nacional sobre sua polêmica transferência do Santos para o Barcelona em 2013. O atacante não deu nenhuma declaração aos meios de comunicação que o aguardavam, mas distribuiu autógrafos aos fãs.

Continua depois da publicidade

Neymar saiu antes do pai, que permaneceu interrogado. Um dia antes, o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, e o ex-mandatário do clube Sandro Rosell foram questionados pelo mesmo tribunal e afirmaram que agiram corretamente na operação. Já o Santos foi representado pela advogada Fátima Bonassa.

Leia mais:

Representante do Santos diz que clube se sentiu enganado por Neymar

Neymar divulga contratos e questiona promotor sobre denúncia

Continua depois da publicidade

Luiz Zini Pires: fisco da Espanha ameaça Neymar com até oito anos de prisão

O pedido para o depoimento partiu do juiz José de la Mata, da Audiência Nacional da Espanha, atendendo a uma solicitação da Fiscalía do país (espécie de Ministério Público). O magistrado quer a explicação sobre as acusações por supostos crimes de fraude e corrupção na contratação do brasileiro pelo Barcelona em 2013.

A negociação envolvendo Neymar é investigada na Espanha em dois processos distintos. Um deles da Receita Federal, de Madrid, e o outro do Tribunal Provincial de Barcelona. Na capital espanhola, o jogador, seu pai e o Santos são acusados pela Justiça. Já na Catalunha, os alvos são os dirigentes do Barcelona, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.

*LANCEPRESS