Uma paralisação de uma hora na manhã desta sexta-feira fez com que os ônibus da empresa Transol só circulassem em Florianópolis após as 6h10min da manhã. Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Florianópolis (Sintraturb) bloquearam a saída dos coletivos da garagem da empresa na SC-401.

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor de assuntos jurídicos do Sintraturb, Dionísio Linder, o movimento seria em decorrência da não aceitação por parte do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Florianópolis (Setuf) da proposta apresentada na reunião da quinta-feira. A reunião foi na Superintendência do Trabalho.

O sindicato pede a redução do tempo de intervalo de descanso de uma hora para 30 minutos.

No começo da manhã a movimentação era grande

Continua depois da publicidade

nos pontos do bairro João Paulo.

Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

O presidente do Setuf, Waldir Gomes, disse que há uma negociação coletiva e que o sindicato quer negociar dentro da lei.

– A redução que o Sintraturb está pedindo é ilegal – disse o presidente.

Segundo Gomes, foi julgado no dissídio desse ano no Tribunal do Trabalho que o intervalo de descanso não pode ser inferior a uma hora.

No começo da manhã, o dirigente do Sintraturb, Ricardo Freitas, disse em entrevista para a Rádio CBN Diário que a falta de diálogo entre os sindicatos pode levar a greve do transporte na Capital.

Continua depois da publicidade

No dia 7 de agosto, ônibus da empresa Canasvieiras ficaram duas horas parados em Florianópolis. No mesmo dia, devido aos problemas no serviço de transporte público, passageiros descontentes bloquearam o Terminal de Integração do Centro da Capital.