O grupo de 34 brasileiros foi informado nesta quinta-feira (9) que poderão deixar a Faixa de Gaza após quase um mês de espera. O governo brasileiro foi autorizado pelo Egito a pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 quilômetros da Faixa de Gaza, onde pretendem buscar o grupo de brasileiros. A expectativa é que saída do grupo ocorra no sábado (11). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os brasileiros estão concentrados na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, única saída viável no território palestino. Essa passagem não é aberta a todos: uma lista tem sido preparada por autoridades da região desde 1º de novembro para determinar quem pode sair e em qual dia.

O avião brasileiro, cedido pela Presidência da República para essa missão, é um VC-2, modelo Embraer 190, e atualmente está no Cairo, capital do Egito. Equipes da Embaixada do Brasil no Egito devem viajar ainda nesta quinta até a passagem de Rafah para receber os brasileiros.

Negociações para saída da Faixa de Gaza

O grupo de 34 brasileiros tenta há mais de um mês deixar a Faixa de Gaza. Durante essa quarta-feira (8), o grupo havia sido informado de que estariam autorizados a sair do território no dia seguinte. No entanto, ao longo do dia, a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi fechada, e a saída dos brasileiros adiada novamente.

Continua depois da publicidade

No último sábado (4), a Embaixada de Israel no Brasil divulgou uma nota culpando o Hamas por estar “atrasando” a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza, e garantiu estar fazendo tudo o que está ao seu alcance.

Veja trecho da nota:

O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas (…) O Estado de Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível“.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Santa Catarina recebe quatro repatriados da Cisjordânia

Conflito entre Israel e Palestina gera repúdio entre entidades brasileiras e especialistas de SC

Em nova fase da guerra, Israel deve intensificar operações em Gaza nesta sexta-feira