Após o tumulto inicial, os últimos passageiros da TAM em Paris com direção ao Brasil fizeram o check-in nos 12 guichês da companhia e a volta para o Brasil, agora, é questão de tempo.

Continua depois da publicidade

Para muitos, como a advogada mineira Glenda Freire, 28 anos, embarcar hoje exigiu audácia e paciência. Glenda chegou às 15h (no horário de Paris) ao aeroporto, para colocar seu nome e o da amiga Silvia Guedes, na lista de espera. Durante as seis horas seguintes, andou de uma fila para outra enquanto os funcionários da TAM tentavam acalmar os ânimos de passageiros confusos e temendo a possibilidade de não voltar hoje ao Brasil.

– Estava de férias, mas depois que elas acabam e você fica, já não é mais férias. Aí você lembra que tudo é em euros, não em reais – conta Glenda.

Apesar da confusão e do nervosismo, as filas foram reorganizadas e há lugar para todos os passageiros. Os três voos da companhia decolam hoje às 21h50min para o Rio e às 22h20min e 23h (no horário de verão da França, cinco horas adiante de Brasília) para São Paulo.

Ontem, no primeiro dia de reabertura do aeroporto Charles de Gaulle, os três voos da TAM em direção ao Brasil levaram cerca de 650 pessoas – número que, hoje, deve ser um pouco menor, segundo a equipe da companhia no aeroporto.

Continua depois da publicidade

Central de informações ZH: mande seu relato do caos

Em gráfico, entenda como acontece a dispersão da cinza do vulcão e os danos que ela pode causar às aeronaves: