A falta de próteses mamárias para pacientes com câncer de mama continua afetando muitas mulheres de Joinville. As peças são usadas para a cirurgia de reconstrução mamária e estão em falta desde 2020, por causa de uma série de entraves burocráticos.

Continua depois da publicidade

​​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em março deste ano, uma dessas pacientes que precisa passar pela cirurgia divulgou a informação de que, na época, cerca de 50 mulheres estavam na fila de espera pela chegada de novas próteses. 

> Joinville tem falta de próteses para pacientes com câncer de mama desde 2020

Quando questionada sobre o caso, a Prefeitura de Joinville explicou em nota que estava organizando uma compra emergencial de novas próteses, e que a situação seria resolvida até o fim do primeiro semestre de 2022. No entanto, por ser um item com grande variedade de fornecedores no mercado, a orientação jurídica ao município foi para lançar uma nova licitação. 

Continua depois da publicidade

Três novas licitações sem sucesso

Desde 2020, três licitações de compra das peças foram feitas, nenhuma delas bem sucedida. O motivo é o mesmo que causou o fracasso de todas: não há fornecedores interessados em fechar negócio. 

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde de Joinville anunciou na época que estava articulando um convênio emergencial entre a Rede Pública Municipal e o Bethesda para o fornecimento de algumas próteses. No entanto, nesta sexta-feira (24), a assessoria da Prefeitura de Joinville explicou que não foi possível concretizar a parceria porque os preços ficaram inviáveis. 

Última compra em 2019

Mesmo que o caso tenha sido divulgado neste ano, Joinville está sem próteses mamárias desde 2020. Em 2019 foi feita uma licitação bem sucedida, que resultou na compra de 200 novas peças. No entanto, todas foram usadas e a fila de espera rapidamente voltou a crescer. 

Desde então, três licitações foram lançadas: em março e julho de 2021 e uma em março de 2022. No entanto, nenhuma deu certo. 

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Saída de Jean Rodrigues de secretaria em Joinville teve “planejamento”

Luciane Carminatti fala sobre câncer de mama que enfrentou: “O mais revolucionário é a vida”