Depois de três meses, Santa Catarina voltou a ter todas as regiões no nível moderado (azul) de contágio para a Covid-19. É o que aponta a matriz potencial de risco divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste sábado, dia 2 de abril.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A última vez que as 17 regiões estiveram nesse patamar foi em 18 de dezembro. Em um comparativo com a semana passada, houve apenas uma mudança, com a melhora dos indicadores da região Nordeste, que passou do nível alto (amarelo) para o moderado (azul). 

Para medir a situação da Covid-19, a matriz de risco leva em conta quatro quesitos: elevação do número de óbitos, transmissibilidade, número de exames processados e capacidade dos hospitais. 

Na nova atualização, o destaque está na dimensão da transmissibilidade, que apura o número de casos ativos e a reprodução efetiva da infecção. Neste indicador, 14 regiões foram classificadas no nível moderado: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê. Já o Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste e Nordeste aparecem classificadas no nível Alto (amarelo). 

Continua depois da publicidade

Outro indicador que apresentou melhora foi o de ocupação de leitos de UTI. Segundo a matriz, todas as regiões foram classificados no nível Moderado (azul), com taxas de ocupação abaixo de 20%. 

SC tem mais de 4 mil casos ativos da doença 

De acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total, Santa Catarina acumula 4.073 casos ativos da doença neste sábado (4). Ao todo, 246 municípios têm pessoas que ainda estão em tratamento da Covid-19. 

Florianópolis lidera a lista com 607 casos, seguida de Joinville, com 241, e Chapecó, com 206. 

Desde o início da pandemia, 1.678.615 casos foram confirmados no Estado. Em relação as mortes, até este sábado, são 21.669. 

> Procura pela quarta dose da vacina contra Covid é baixa em Joinville

Vacinação das crianças é o maior desafio, diz Estado 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 5.643.028 catarinenses já completaram o esquema primário de vacinação (primeira e segunda dose). O número representa 83,4% da população vacinável, ou seja, pessoas a partir de 5 anos. 

Continua depois da publicidade

Porém, para a pasta, o desafio continua sendo a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos. Até este sábado, apenas 38,6% do público-alvo recebeu a primeira dose, enquanto 8,5% completou o esquema primário com a segunda dose. 

Outro alerta da SES é em relação a dose de reforço a partir dos 18 anos. Ela deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, para aumentar o nível de proteção contra formas graves da doença. De acordo com o vacinômetro, 41,3% da população acima de 18 anos e 74,3% dos idosos já receberam a dose extra. 

Leia também: 

SC tem renúncia de prefeitos e secretários para as eleições; saiba quem sai e quem fica

Por que os caças Gripen da Força Aérea Brasileira viajam a SC em navios

Sem Luciano Hang, Bolsonaro já tem outro favorito em SC para o Senado