A frente fria que furou o bloqueio atmosférico que perdurou três semanas em Santa Catarina trouxe temporais com granizo e ventos fortes para o Estado neste fim de semana. Em Xaxim, Galvão, São Miguel do Oeste, Maravilha, Xanxerê, Ponte Serrada e Seara, cada cidade teve um acumulado de chuva entre 35mm e 51mm no domingo.
Continua depois da publicidade
O destaque é para a cidade de Xaxim, com o maior volume. A quantidade de chuva causou alagamentos em algumas regiões e pequenos estragos em casas. Nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada, segundo a Defesa Civil.
– O volume de chuva não é tão grande assim. Mas como cai em poucas horas, o volume que não é alarmante pode causas alguns estragos pelas cidades – explica o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski.
Os ventos na região serrana também registraram velocidades acima da média. No Morro da Igreja, por exemplo, rajadas de 110km/h aconteceram neste domingo. Já em Rancho Queimado e Urupema, os ventos alcançaram uma velocidade de 98km/h.
Continua depois da publicidade
Previsão segue para esta segunda-feira
A Defesa Civil alerta para o retorno da chuva para o Oeste nesta segunda-feira. Os maiores volumes devem cair entre a manhã e a tarde, acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas.
– Essa chuva não é mais pela frente fria, que já está mais próxima do Paraná e São Paulo, mas por uma instabilidade que vem do Paraguai – diz Leandro Puchalski.
As cidades do Litoral também podem apresentar ventos fortes no decorrer desta segunda-feira.