Depois de uma sexta-feira e sábado com milhares de unidades consumidoras sem luz, aos poucos a situação começa a se normalizar no Estado. Na sexta-feira, por volta das 17h, uma tempestade com ventos, raios e granizo se formou no Estado. O sábado (22) começou com cerca de 23 mil unidades consumidoras sem energia. No meio da manhã esse número caiu para 18 mil, mas, às 15h30min, subiu para mais de 25 mil. Por volta das 22h, o sistema de monitoramento em tempo real da Celesc mostrava 8,7 mil unidades sem luz em todo Estado.
Continua depois da publicidade
Às 19h, eram 22 mil imóveis sem energia elétrica, sendo que 25% se concentrava na região da Grande Florianópolis, com 5,5 mil unidades sem luz. O chefe regional da Celesc, Adriano Luz, diz que ao todo 180 profissionais trabalharam neste sábado para recuperar sistema. E que às 18h30min, 98% das unidades estavam reenergizadas na região.
— Na sexta chegamos a ter 154 mil unidades desligadas, algo complexo para gerenciamento, principalmente por causa dos ventos acima de 90km/h.
Às 22h, a regional com maior número de pontos era Rio do Sul, com 2,7 mil, seguida pela Grande Florianópolis (1,6 mil). A região de Blumenau também apresentava falta de luz em 1,1 mil, seguida por Joinville, com mil.
Na tarde deste sábado (22), a Serra chegou a ser a região com o maior número de problemas, mas por volta das 22h o desabastecimento era pontual.
Continua depois da publicidade
Temporal provocou estragos nesta sexta-feira
O teto de um posto de gasolina no Norte da Ilha, em Florianópolis, desabou nesta sexta-feira (21) com a força dos ventos. A cobertura se contorceu e caiu sobre a loja de conveniência e sobre as bombas de gasolina logo no começo da tempestade. Ninguém se feriu, mas em um dos dois carros atingidos havia uma pessoa.
A colação de grau dos estudantes da Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, no Norte da Ilha, foi interrompida por conta da tempestade. A cerimônia ocorria no ginásio do colégio, que alagou com a chuva. A diretoria está em contato com a Secretaria de Educação para remarcar a formatura.
Em São José, no bairro Araucária, uma árvore caiu sobre o muro de uma residência. De acordo com a Guarda Municipal, não houveram feridos. Também foram registrados alagamentos em ruas do bairro Kobrasol e a queda de um poste na Serraria.
No resto do Estado, também há alerta para temporais isolados nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Mais cedo, o Vale do Itajaí estava com 75 mil imóveis sem luz. Na cidade de Ilhota, o temporal causou destelhamentos e quedas de árvores.
Em caso de emergência, a Defesa Civil recomenda entrar em contato pelos números 199, 193 ou 190.
Previsão do tempo
De acordo com a Epagri/Ciram, uma frente fria de fraca intensidade está à caminho do Estado. Por isso, o sábado e o domingo devem ter sol intercalado com momentos de céu nublado. As chances de chuva ainda continuam, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite deste sábado. Também podem ocorrer temporais de forma pontual.