Após quase dois meses sem registrar casos de dengue, Itajaí voltou a receber notificações positivas da doença nesta semana. A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota nesta sexta-feira, que dois novos casos foram diagnosticados, um no bairro São Vicente e outro no São João. Um dos pacientes, inclusive, apresentou sinais da forma mais grave da doença, a hemorrágica.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Itajaí está há mais de um mês sem registrar casos de dengue
Exército encerra combate à dengue em Itajaí com 7 mil casa visitadas
Continua depois da publicidade
Confira todas as notícias sobre dengue
As duas pessoas estão em recuperação, em casa, sendo assistidas e monitoradas pela secretaria – ambos já haviam contraído a doença no início do ano em Itajaí. A nota diz ainda que o município já tomou providências, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Uma das medidas é a chamada busca ativa de casos na área onde moram os pacientes.
A Secretaria de Saúde também fez um alerta para a possível circulação de um novo sub-tipo de vírus no município, já que os dois pacientes estavam imunes ao existente na cidade. Além dos casos positivos, Itajaí tem outros 10 suspeitos aguardando resultado da análise laboratorial.
Por isso, a secretaria reforça o pedido para que a população faça sua parte, contribuindo com a limpeza de casas e terrenos, eliminando pratos de vasos de plantas, potes, garrafas ou outros recipientes que possam acumular água e se tornar criadouro do mosquito aedes aegypti.
Continua depois da publicidade