Nos últimos seis anos e meio, mais de 5,3 mil acidentes feriram 3,6 mil pessoas e deixaram outras 130 mortas na BR-280 no trecho entre o Porto de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. No mesmo período, o processo de licitação emperrou pelo menos 20 vezes por causa de ações na Justiça, entraves burocráticos, suspeitas de fraudes e até erros de digitação. Por outro lado, nenhum quilômetro de asfalto está duplicado.
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Embora não seja possível afirmar que a obra resolva todos os problemas, é fato que muitos acidentes poderiam ser evitados se a rodovia já estivesse duplicada. Se considerado o total de dias desde a promessa feita pela então ministra Dilma Rousseff em 5 de maio de 2008, ocorreu uma morte a cada 18 dias, 2,3 acidentes por dia e três pessoas feridas a cada dois dias – tudo num trecho de pouco mais de 70 quilômetros.
– Não podemos mais lamentar as mortes, a tristeza das famílias que perderam alguém na rodovia – diz o prefeito de São Francisco do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Nordeste de SC (Amunesc), Luiz Roberto Zera.
Zera e os presidentes da Associação Empresarial de Joinville (Acij), João Martinelli, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), Carlos Grendene, lideram uma caravana que vai a Florianópolis na segunda-feira para garantir que mais nenhum entrave ocorra na abertura das propostas para o lote 1. Eles prometem bloquear a rodovia no entroncamento com a BR-101 – o principal do Norte do Estado – no dia 9 de outubro caso haja algum novo atraso no cronograma, principalmente se o processo for parar novamente na Justiça.
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A Polícia Rodoviária Federal e representantes dos ministérios públicos Federal e Estadual também fazem parte da mobilização para a duplicação. O MPE e o MPF devem abrir um inquérito para apurar os motivos do atraso e garantir que não haja mais impasses.
Por enquanto, sequer é possível dimensionar o percentual da obra que está pronto. Estima-se que menos de 1% tenha sido iniciado. No lote 2.1, entre a BR-101 e Guraramirim, há apenas obras preliminares, feitas pela empresa Sulcatarinense. No lote 2.2, entre Guaramirim e a zona urbana de Jaraguá do Sul, já foi concluído o levantamento ambiental, e os primeiros trechos de vegetação já estão dando lugar à terraplenagem. Ou seja, quem trafega pela rodovia vai perceber alguma obra perto do bairro Caixa D?Água e os trilhos da América Latina Logística (ALL), em Guaramirim.
Neste ritmo, 2014 vai registrar recorde de mortes
Em todo o ano de 2008, quando foi feita a promessa de duplicação pelo governo federal, houve 15 mortes no trecho da rodovia. Só nos primeiros seis meses deste ano (até o dia 31 de julho), foram 20 mortes. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, se continuar nesse ritmo, o número de vidas perdidas em 2014 no trecho entre o Porto de São Francisco do Sul e a zona urbana de Jaraguá do Sul pode ser o recorde das últimas duas décadas, passando de 30.
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O segundo semestre do ano começou com outras quatro mortes ainda não contabilizadas pela Polícia Rodoviária Federal. Em uma delas, um ciclista foi atropelado no trevo de acesso à ArcelorMittal, em São Francisco do Sul. Em outra, um motorista morreu em uma batida perto do Colégio Agrícola de Araquari, um dos trechos mais perigosos da estrada.
Líder empresarial resume sentimento: descaso
Em 5 de maio de 2008, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez uma contundente promessa durante o Painel RBS, realizado em Joinville: a BR-280 começaria a ser duplicada naquele ano. A partir dali, o que se viu, no entanto, foi uma obra que sofreu com uma série de entraves, como atrasos na liberação de licenças ambientais, demora na elaboração de estudos e divergências com comunidades indígenas afetadas pela duplicação da rodovia, além de erros técnicos cometidos pelo DNIT.
Passados seis anos, as obras são tímidas em dois dos três lotes. O terceiro, o mais importante e movimentado, entre a BR-101 e São Francisco do Sul, está indefinido. Sequer há prazo para imaginar máquinas na pista neste trecho.
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As constantes promessas não cumpridas e a burocracia que envolve uma obra reivindicada há anos pelo Norte geram um misto de revolta, indignação e desânimo. Os protestos das pessoas, que fecham a rua clamando segurança, e as cobranças em Brasília parecem não surtir efeito.
Presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) entre 2012 e junho de 2014, Mário Cezar de Aguiar acompanhou de perto grande parte desta novela. Ele costuma definir a situação com uma palavra frequente: descaso.
– É uma região muito importante não só para Santa Catarina, mas para a economia brasileira, que não tem a atenção que merece – critica.
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Não existe um levantamento atual que aponte quanto o Estado perde ou deixa de ganhar com a não duplicação da BR-280, mas Aguiar diz se tratar de um “valor muito significativo”. Estimativas de 2008 mostravam que, pela rodovia, passavam 20% do produto interno bruto (PIB) do Estado e 33% das exportações catarinenses.
Os entraves e o andamento da duplicação
2008
5 de maio
A ministra da Casa Civil Dilma Rousseff firma quatro compromissos com o Estado na estreia do Painel RBS em Santa Catarina. Entre eles, está a duplicação da BR-280 até o final de 2010. O edital de licitação sairia até o fim do mês de outubro daquele ano.
31 de outubro
Primeira promessa não cumprida. O DNIT alega que uma greve de funcionários do órgão, que durou 18 dias, atrasou o lançamento do edital, que fica para o fim de novembro.
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18 de novembro
A elaboração do estudo de impacto ambiental e sua aprovação pelo Ibama atrasam novamente o lançamento do edital, que fica para março de 2009.
2009
1º de fevereiro
O então superintendente do DNIT, João José dos Santos, admite que seria difícil lançar a licitação “entre março e abril”. A expectativa fica para o segundo semestre, entre julho e agosto.
19 de março
A ministra Dilma Rousseff diz que as obras sofreram atrasos não previstos. A principal dificuldade era uma negociação com comunidades indígenas cujas terras estavam na área de influência da rodovia. Ela reforça, porém, que os trabalhos começariam em dezembro de 2009 e que o prazo de conclusão inicial – entre 2010 e 2011 – está mantido.
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3 de maio
Cerca de um ano depois do compromisso firmado por Dilma, o projeto de engenharia ainda não está elaborado. Estudos ambientais ainda não concluídos atrasam o lançamento do edital.
7 de maio
Empresários de Jaraguá do Sul lançam campanha pela duplicação. Dois mil adesivos com os dizeres “BR-280 – Duplicação já! Um movimento em prol da segurança e do desenvolvimento” são confeccionados e colados em caminhões.
12 de maio
Durante visita à região Norte, a então senadora Ideli Salvatti afirma que os relatórios ambientais devem ficar prontos até o final de maio e que o edital de licitação seria lançado em junho ou julho. As obras, segundo Ideli, estavam previstas para ficarem prontas em junho de 2011.
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1º de outubro
Audiência pública em Jaraguá do Sul apresenta o projeto de duplicação da BR-280. O Ibama tem prazo de 60 dias para aprovar o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima). Só após essa análise o DNIT poderia lançar o edital de licitação.
27 de novembro
Hideraldo Caron, então diretor de infraestrutura rodoviária do DNIT, afirma que o edital não sai antes do fim de novembro porque o Ibama ainda não havia liberado a licença necessária.
10 de dezembro
Ibama pede mais informações no estudo de impacto ambiental, causando revolta entre a classe empresarial. Ainda não há previsão para o lançamento do edital.
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15 de dezembro
DNIT promete que vai entregar ao Ibama até o dia 15 de janeiro de 2010 as mudanças no estudo de impacto ambiental. A expectativa era que a autorização do órgão ambiental fosse concedida até fevereiro. Àquela altura, a conclusão das obras já estava prevista para o fim do primeiro semestre de 2015.
2010
15 de janeiro
DNIT adia a entrega de relatório complementar ao Ibama justificando a complexidade do estudo de fauna de uma propriedade de mata nativa localizada entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. A previsão para o documento fica para a primeira quinzena de fevereiro, com expectativa de liberação para o início de março. A nova previsão para o edital é o fim do primeiro semestre.
13 de fevereiro
Pela terceira vez, o DNIT adia o encaminhamento para o Ibama de informações complementares ao EIA/Rima. Desta vez, o órgão alega se tratar de um trabalho complexo e elaborado que demanda mais tempo de análise dos técnicos.
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12 de março
DNIT estica o prazo para a entrega pela quarta vez. Agora, a esperança para a liberação do edital fica para meados de abril, com os vencedores dos lotes sendo conhecidos em julho ou agosto e início das obras em dezembro.
2 de abril
Novo impasse. A Funai não aceita que a região do Morro da Palha, em São Francisco do Sul, seja cortada pela BR-280. Por isso, o DNIT precisa de uma liberação da instituição para manter o projeto da rodovia.
30 de maio
O DNIT informa que ainda não há previsão para licitação ou obras.
6 de agosto
Duplicação da rodovia é incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ainda assim, não existem prazos definidos. Em um cenário mais otimista, a duplicação ficaria pronta no fim de 2014.
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3 de setembro
O Ibama, enfim, emite a licença ambiental prévia, o que permite que o DNIT lance o edital de licitação, agora previsto para o fim de outubro. As obras poderiam começar em fevereiro de 2011, segundo o órgão, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014.
23 de setembro
O DNIT apresenta o projeto final da duplicação da BR-280, que é dividida em três lotes: o 1.1 (entre o Porto de São Francisco do Sul e a BR-101); o 2.1 (entre a BR-101 e Guaramirim); e o 2.2 (entre Guaramirim e Jaraguá do Sul). O edital finalizado não inclui a construção da ponte sobre o Canal do Linguado, em São Francisco.
27 de outubro
É lançado o edital de licitação para a duplicação da BR-280, que é dividida em três lotes. Expectativa é de que a comissão de licitação do DNIT conclua a revisão do edital em 10 de novembro. Previsão é de que as obras comecem em fevereiro de 2011 e fiquem prontas em 2014.
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9 de novembro
Sai o primeiro cronograma de obras. O primeiro trecho a ser duplicado, entre a BR-101 e o contorno de Jaraguá do Sul, tem previsão para ficar pronto em 29 meses.
11 de dezembro
Durante a sexta edição do “Debates AN”, o DNIT prevê o início das obras para março de 2011.
14 de dezembro
Erros de preços no edital fazem o DNIT suspender o processo de licitação. A prorrogação do prazo é de no mínimo 30 dias. Não há uma data prevista para retomá-lo.
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2011
13 de maio
Empresas pedem revisões técnicas e atualizações de alguns itens do edital. João José dos Santos, então superintendente do DNIT, diz que a nova versão do documento, que deveria sair até o fim de janeiro e depois em fevereiro, fica para o fim do maio, com obras a partir de setembro.
27 de maio
DNIT publica o edital com erratas, o que permitiria a sequência do processo de licitação da rodovia.
5 de julho
Surge denúncia de que a obra de duplicação estaria ligada a um esquema de corrupção. O Ministérios dos Transportes, porém, garante que a investigação do caso não afetará o cronograma.
6 de julho
Na véspera da data marcada , o DNIT revoga a licitação. A decisão atendeu orientação do Ministério dos Transportes após denúncias de que a empresa e o valor para duplicar um dos lotes já teriam sido escolhidos antes mesmo da abertura das propostas.
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18 de julho
Em entrevista ao “AN”, Ideli Salvatti afirma que a escolha das empresas responsáveis pelos trabalhos na rodovia deve recomeçar nos próximos dias.
9 de setembro
Relatório divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta superfaturamento de R$ 47 milhões no edital da duplicação da BR-280. O DNIT diz que prestou contas.
19 de outubro
Comitiva catarinense vai a Brasília cobrar agilidade e ouve do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que a licitação só deve retornar à pauta do governo a partir de abril de 2012, nove meses depois da suspensão do edital.
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7 de novembro
Alegando conflito de agendas, o Ministério dos Transportes adia a audiência com empresários que divulgaria o novo cronograma de obras para a BR-280.
2012
5 de janeiro
DNIT anuncia que só vai concluir o projeto executivo da expansão da rodovia, então previsto para o final de janeiro, no final do primeiro semestre. Licitação deve ficar para a segunda metade do ano.
15 de maio
O Ministério dos Transportes apresenta novas datas para a liberação do projeto executivo e para o edital. A licitação fica para setembro.
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10 de setembro
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anuncia que o lançamento do edital do lote entra Guaramirim e a BR-101 vai ocorrer no dia 21. Os outros dois lotes ficam para dezembro
26 de novembro
Com uma proposta de R$ 134,17 milhões, Sulcatarinense vence licitação do lote entre a BR-101 e Guaramirim.
31 de novembro
O DNIT publica o edital da licitação para o segundo trecho, do contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul. O terceiro, entre a BR-101 e o São Francisco do Sul, sairia em dezembro, afirmou o órgão.
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2013
22 de janeiro
Cetenco oferece R$ 535,7 milhões e vence a licitação pelas obras do contorno de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Enquanto isso, o edital entre São Francisco do Sul e a BR-101 ainda esbarra em conflito com uma comunidade indígena.
29 de maio
DNIT abre processo de licitação para obras no lote 1 e anuncia que propostas serão apresentadas em julho.
8 de agosto
O Consórcio BTE apresenta a menor proposta – de R$ 302,5 milhões – e vence a licitação do lote 1. Neste dia, o superintendente do DNIT informa que as obras começariam entre 45 e 60 dias – o que não ocorreu.
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29 de novembro
A agora presidente Dilma Rousseff anuncia que a assinatura das ordens de serviço para as obras da BR-280 será feita no dia 3 de dezembro.
3 de dezembro
Dilma assina a ordem de serviço para dois dos três lotes – no trecho que vai da BR-101 a Jaraguá do Sul. O lote 1, entre São Francisco do Sul e a BR-101, não foi oficializado porque uma das empresas contestou na Justiça o resultado da licitação. A presidente afirmou que iria se empenhar para derrubar a decisão nos dias seguintes.
4 de dezembro
A empresa que originalmente venceu a licitação do lote 1 entra com um recurso para derrubar a liminar que suspendeu o processo. Tem início uma batalha judicial entre as empresas.
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13 de dezembro
Primeiros sinais de obras. A empresa que vai realizar as obras entre Guaramirim e Jaraguá do Sul começa a montar a estrutura de trabalho.
2014
12 de fevereiro
Emperrado por causa de uma disputa judicial entre empreiteiras, licitação do lote 1 é cancelada pelo DNIT.
6 de junho
Começam, em ritmo lento, as obras no trecho entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.
30 de julho
DNIT diz que novo edital do lote 1 está pronto e será lançado em agosto.
7 de agosto
Sai o novo edital do lote 1.
26 de agosto
Erro em edital faz DNIT prorrogar a abertura das propostas do lote 1, prevista para o dia 28 de agosto.
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25 de setembro
Lideranças empresariais decidem que vão acompanhar a abertura das propostas, agora marcada para o dia 29, e prometem realizar protesto no dia 9 de outubro se houver novo impasse judicial.