A ordem de serviço da duplicação da BR-470 será assinada até o fim desta semana. Esta foi a ordem da presidente Dilma Rousseff em reunião segunda-feira à noite com os ministros dos Transportes, César Borges, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Continua depois da publicidade

A ministra Ideli anunciou a novidade assim que saiu do encontro, por volta das 20h. Segundo ela, a determinação é de que os dois ministros venham ao Vale do Itajaí entre quinta e sexta-feira para dar a largada às obras no trecho entre Gaspar e Indaial, cujos lotes já foram licitados.

O local da cerimônia e o horário serão definidos a partir desta terça-feira, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela obra de duplicação. Ideli levou até Dilma uma edição impressa do Santa de segunda-feira, cuja manchete informou terem transcorridos 40 dias desde que o Ibama emitiu a licença de instalação para toda a obra, de Navegantes a Indaial. Era o último impedimento para dar a ordem de serviço.

A razão pela qual não havia sido dada, segundo o governo federal, era a greve dos servidores do Dnit em todo o país.

Governo aposta no fim da greve

Continua depois da publicidade

Conforme Ideli, as negociações com os servidores têm chances de se encerrar nesta semana. Em outros estados, o movimento dos servidores provocou a interrupção de obras.

No Dnit de Santa Catarina, a paralisação perdura 22 dias, com revezamento diário de metade da equipe.

– Pode ser que nós tenhamos, pelo relato do ministro César Borges, alguma solução do impasse da greve nos próximos dias.A ordem da presidenta foi uma só: ?César, você vá lá e dê a ordem de serviço ainda esta semana?. Estamos vendo se vai ser quinta ou sexta – disse Ideli.

Nesta terça, o ministro dos Transportes estará no Rio Grande do Sul. Na segunda, ele havia conversado por telefone com o superintendente do Dnit SC, João José dos Santos, para definir os detalhes. João José embarcou à noite para Brasília. Como estava em viagem, a reportagem não conseguiu contato com o superintendente. Os dois trechos aptos a receberem as obras correspondem aos lotes 3 – entre Gaspar e Blumenau – e 4 – entre Blumenau e Gaspar. Em ambos, a empresa Sulcatarinense foi a vencedora.

Continua depois da publicidade