O ritmo de construção de imóveis nos Estados Unidos aumentou 17,2% em maio e chegou a uma taxa anualizada de 532 mil unidades, após uma queda de 12,9% em abril, o menor nível atingido desde a Segunda Guerra Mundial, informou nesta terça-feira o Departamento de Comércio americano.

Continua depois da publicidade

O surpreendente aumento no número de obras foi liderado pelo salto de 62% na construção de casas multifamiliares. Já as construções unifamiliares subiu 7,5%, a uma taxa anualizada de 401 mil unidades, a mais alta desde novembro.

A maioria dos economistas esperava uma recuperação do ritmo de obras após a queda de abril, mas o cálculo era de uma taxa anualizada de 485 mil unidades.

Em um ano, o início de obras diminuiu 45,2%, e caiu 75% desde o auge, atingido em 2007. Em 12 meses, a construção de unidades unifamiliares desceu 40,9%.

O governo informou ainda que as permissões de construção – que são um indicador de atividade futura – subiram 4% em maio a uma taxa anualizada de 518 mil.

Continua depois da publicidade

As permissões para obras em imóveis unifamiliares aumentaram 7,9%, a uma taxa anualizada de 408 mil, o nível mais alto desde novembro.