O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai realizar uma vistoria nas três pontes que ligam a Ilha ao Continente em Florianópolis, na próxima quinta-feira (27). A ação ocorre após placas de concreto na Ponte Colombo Salles descolarem e caírem na água.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ao menos três pontos na lateral da ponte estão com placas descoladas, como mostram imagens feitas pela reportagem nesta terça (25). Segundo o pescador André Fernandes, que vive no local, os primeiros descolamentos ocorreram no ano passado. Mais placas foram caIndo ao longo deste ano. A última vez foi na semana passada, segundo o pescador.

Na vistoria da próxima quinta, o Ministério Público irá avaliar questões estruturais, de mobilidade e de acessibilidade nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, e observar possíveis pontos de corrosão na ponte Hercílio Luz. A iniciativa é da 30ª Promotoria de Justiça da Capital e irá ocorrer às 9h.

O NSC Total questionou a Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina (SIE) sobre as medidas tomadas para conter o descolamento das placas. Em nota, a pasta informou que lançou edital para fazer os reparos na ponte Colombo Machado Salles, em dezembro do ano passado, mas não houve empresas interessadas na licitação.

Continua depois da publicidade

Em março deste ano, a Secretaria fez nova tentativa de contratação de empresa, via dispensa de licitação, mas o processo está em fase de análise de recurso, após manifestação do CREA/SC. A expectativa do governo do Estado é que o contrato seja assinado nos próximos dias, bem como a emissãod a ordem de serviço.

Veja a nota na íntegra

Com relação a remoção das placas de concreto da Ponte Colombo Machado Salles, segue resumo dos fatos:
Dezembro/2023 – Lançamento do Edital para Contratação de empresa para a remoção de elementos de concreto remanescentes das passarelas de pedestres desativadas da ponte Colombo Machado Salles, Florianópolis/SC, em ambos os lados, englobando elementos de viga, laje e guarda-corpo.
Janeiro/2024 – Resultado da Licitação para Contratação de empresa para a remoção de elementos de concreto remanescentes das passarelas de pedestres onde não houve licitantes participantes interessados.
Março/2024 – Autorização para procedimentos via dispensa de licitação para Contratação de empresa para a remoção de elementos de concreto remanescentes das passarelas de pedestres desativadas da ponte Colombo Machado Salles.
Junho/2024 – Protocolados Recursos quanto a contratação de empresa para a remoção de elementos de concreto remanescentes das passarelas de pedestres.
O processo prosseguiu e foi deliberado pelo Grupo Gestor de Governo, porém, após manifestação do CREA/SC, o processo de contratação encontra-se em fase de análise de recurso dentro da SIE.
A Expectativa é a assinatura do contrato e emissão da Ordem de Serviço para os próximos dias.”

Confira imagens dos pontos com queda de placas


Histórico

Em abril deste ano, a Federação de Remo do Estado de Santa Catarina (Femosc) enviou um ofício à Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina (SIE) denunciando a queda das placas e pedindo reparos. Alguns dias depois, o Promotor de Justiça Daniel Paladino cobrou o governo do Estado para saber as “providências que foram ou estão sendo tomadas” para resolver o problema.

Continua depois da publicidade

Na época, a Secretaria disse que a queda de escombros não ofereceu risco estrutural para a ponte. Ainda conforme a pasta, estava sendo “estudada uma forma de viabilizar a remoção desses destroços” para proteção dos que utilizam e passam por baixo da ponte.

Leia também

Contorno Viário atinge marco importante a pouco mais de um mês da liberação; veja fotos

Por que empresários foram condenados ao construir resort de luxo em SC