No final da tarde desta quarta-feira (22), Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, registrou queda de granizo. A condição, causada por uma instabilidade no tempo, foi alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso inclui ainda chuva volumosa na região.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A água ainda pode causar um “repique” no Lago Guaíba, ou seja, o nível da água pode voltar a subir até 50 centímetros em Porto Alegre. A previsão é que a chuva passe dos 100 milímetros no Sul do Estado.

Conforme informações da GZH, a chuva vem acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h na Lagoa dos Patos. A situação é mais preocupante nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Sul e Região Central, onde uma frente fria ganha força.

Lago Guaíba, em Porto Alegre, fica abaixo dos 4 metros pela primeira vez em quase 20 dias

Continua depois da publicidade

O alerta do Inmet é para temporais entre esta quarta e quinta-feira (23), e inclui mais queda de granizo, chuvas intensas e ventos fortes. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

O Rio Grande do Sul já vive uma tragédia ambiental há mais de 20 dias, com enchentes em boa parte do Estado. Foram confirmadas 162 mortes, e ainda há 75 desaparecidos, conforme o governo do Estado. Ao todo, 581 mil pessoas estão desalojadas, e 68 mil estão em abrigos. Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas.

Veja a situação em Pelotas e no Rio Grande do Sul

*Com informações do g1 e da GZH.

Leia também

Seis em cada 10 municípios de SC afirmam não estar preparados para novos eventos extremos

Empresa de SC ajuda a lançar painel capaz de prever enchentes e medir nível de rios no RS