A sexta-feira (3) foi marcada por diversas ocorrências de alagamentos em todo o Estado. As chuvas intensas, que se arrastam desde a quarta-feira (1°), trazem riscos para algumas cidades de Santa Catarina, atingidas por temporais isolados. As regiões mais afetadas, de acordo com a Defesa Civil, são Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Norte de SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o coronel Cesar de Assumpção Nunes, diretor de gestão de desastres da Defesa Civil do Estado, desde quarta (1º) até a manhã desta sexta-feira (3), choveu constantemente, o que fez com que o nível da água subisse em cidades, principalmente, as que ficam próximas de rios.
Ele explica que os locais cercados pela bacia do Rio Uruguai, por exemplo, são mais suscetíveis a alagamentos porque o rio subiu demais nos últimos dias e, como ele nasce em SC e se forma pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa com o Rio Grande do Sul, esses municípios recebem água dos dois estados e, por isso, enchem.
Já no Norte do Estado, as cidades que são cortadas pela bacia do Rio Iguaçu têm registro de cheias mesmo em dias não chuvosos, como já ocorreu em Mafra, por exemplo, já que a região tem uma característica única de escoamento mais lento.
Continua depois da publicidade
Rio do Sul e Taió enfrentam nova enchente e Alto Vale volta a ser castigado pelas chuvas
No Vale do Itajaí, a Barragem Sul, em Ituporanga, começou a verter na tarde desta sexta-feira (3), por volta das 15h30min, quando o nível do reservatório atingiu a cota de 31 metros. A Barragem Oeste, em Taió, segue com sete comportas fechadas, e iniciou o vertimento na quinta-feira (2). Já a Barragem Norte, em José Boiteux, também segue com as duas comportas fechadas, com ocupação de cerca de 63%, de acordo com dados da Defesa Civil de SC.
Portanto, mesmo sem chuva, o risco de cheias ainda é elevado em Joaçaba, Brusque, Passos Maia, Itapiranga, Mondaí, Caibi, Palmitos, Mafra e Porto União. Nessas cidades, por conta do acúmulo de água e solo encharcado, segue o alerta para deslizamentos.
Veja fotos de ocorrências causadas pelas chuvas nesta sexta-feira
Chuva dá trégua, mas risco continua
Durante a tarde desta sexta-feira (3), a chuva deu trégua e houve pequenas aberturas de sol na maior parte do Estado. Isso se dá devido a passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e a costa do RS.
Continua depois da publicidade
Avalanche de lama invade rua em Blumenau e assusta moradores; veja vídeo
No momento, conforme boletim da Defesa Civil, já 172 municípios catarinenses estão em situação de emergência. Desses, Rio do Oeste, Rio do Sul, Taió e Laurentino decretaram estado de calamidade.
Leia também
Atriz Elizangela do Amaral Vergueiro morre aos 68 anos no RJ
Rede de supermercados abre 600 vagas de emprego em 62 unidades de SC; veja onde
Principal pista do Aeroporto de Congonhas é fechada após avião derrapar em aterrissagem