Em obras de pavimentação, o trecho da BR-285 em Timbé do Sul terá o trânsito liberado parcialmente nas segundas e sextas-feiras. No início da semana, empresários e moradores protestaram sobre o fechamento total do tráfego para colocação do pavimento rígido em oito dos 13 quilômetros que compõem a Serra da Rocinha. Para evitar transtornos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) propôs os dois dias da semana como alternativa.

Continua depois da publicidade

A partir da próxima sexta-feira (4) os condutores de veículos leves poderão passar pelo local em dias específicos.

De acordo com as regras estabelecidas pelo DNIT, a rodovia poderá ser acessada em comboio e sob escolta do consórcio construtor às segundas-feiras às 5h, no sentido Timbé do Sul – São José dos Ausentes (RS). Na sequência, às 6h, um comboio desce a Serra.

Nas sextas-feiras, os carros poderão subir às 18h e descer às 19h, também em grupo e com escolta do consórcio.

Nenhum usuário será autorizado a passar depois do horário de saída da frota, e nem nos demais dias da semana, conforme os termos do acordo. A etapa da obra em andamento antecede a colocação das placas de concreto, que têm prazo mínimo de 28 dias para atingir a resistência exigida no projeto.

Continua depois da publicidade

Técnicos do DNIT reforçaram que não é ideal o tráfego no local, citando inclusive recomendação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que o trecho permanecesse interditado. Em caso de descumprimento da resolução, ou incidente, o Departamento poderá fechar novamente o acesso à serra.

Para quem precisa trafegar nos demais dias, o DNIT sugere rotas alternativas:

– RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol.

– RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande-SC.

– BR-116, de Vacaria-RS a Lages-SC, seguindo pela SC-114 e SC-390 até a BR-101 em Içara-SC ou Sombrio-SC.

Continua depois da publicidade

a
No início da semana, empresários protestaram contra o fechamento da rodovia (Foto: Gentil Francisco, Divulgação)

Leia as últimas notícias do NSC Total