O Departamento de Administração Prisional (Deap) transferiu 70 presos do Complexo Penitenciário de Florianópolis após o princípio de rebelião registrado no início da manhã desta segunda-feira. O destino não foi informado. Há cerca de mil no local.

Continua depois da publicidade

::: Galeria de fotos: confira as imagens da confusão na cadeia

Os criminosos foram levados a outras unidades prisionais da Grande Florianópolis e do interior do Estado. Parentes choraram ao vê-los em carros da Secretaria de Segurança Pública (SSP) na saída do complexo da Capital.

De acordo com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), cerca de 200 presos do complexo ficaram amotinados no pátio depois de uma tentativa de fuga, registrada às 7h, que foi contida pela polícia.

Continua depois da publicidade

Três homens detidos na ala E do Presídio Masculino teriam conseguido serrar as barras da cela e escapar. Dois agentes prisionais foram feitos reféns, segundo funcionários da unidade. Eles sofreram ferimentos leves.

Moradores da região disseram à reportagem que a polícia usou bombas para conter os presos. Após a tentativa de fuga, a direção da unidade determinou uma busca nas celas e suspendeu as refeições.

O complexo fica no Bairro Agronômica, uma área residencial a poucos quilômetros do Centro da cidade. Além do Presídio Masculino, abriga o Presídio Feminino, a Penitenciária de Florianópolis e celas para presos temporários. Juntas, as unidades abrigam cerca de mil presos.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo da mobilização policial