O medalha de prata no Pan 2019 provoca sorriso no carateca Douglas Brose, afinal ele é o único sul-americano com quatro pódios na categoria até 60kg seguidos em Jogos Pan-Americanos. Conquistar o ouro deixaria aumentaria a chance de alcançar o maior objetivo na carreira, a disputa das Olimpíadas, em Tóquio, no ano que vem. No entanto, ele vai guardar a medalha conquistada em Lima com carinho para correr atrás dos pontos no ranking mundial para alcançar a vaga para estar no Japão.
Continua depois da publicidade
No ano que vem a modalidade estará no programa olímpico. Vencer o Pan 2019 dava a Brose mais chances de alcançr a vaga. A classificação no caratê se dá pelo ranking, por competições continentais aliadas à posição neste mesmo ranking e por um evento seletivo. A prata diminui as chances de entrar pelo segundo quesito. Por isso, o carateca natural de Cruz Alta (RS) e radicado em Florianópolis desde a infância vai atrás primeira alternativa para não dependar da seletiva final, uma competição de apenas um dia.
– São mais quatro etapas da liga mundial neste ano. Em janeiro já tem outra etapa e são mais cinco até maio. Volto à corrida pelos pontos no ranking olímpico para conseguir a maior quantidade e sonhar com a vaga. Agora a questão é estar bem psicologicamente, o corpo e a parte técnica estão bem treinados. Tem que ir pontuando competição a competição. E se não der, em maio tem evento classificatório. É um evento que pode surpreender – pondera Brose.
Neste momento, ele ocupa a 12ª colocação no ranking – foi prejudicado no começo da soma de pontos por ausência em decorrência de uma grave lesão. O carateca que chegou ocupar a liderança do ranking mundial em outras épocas volta todas as forças nas etapas que tem pela frente, e sem desanimar com o resultado em Lima. Um ouro deixaria ele em ótima condição de entrar nas Olimpíadas para situação atual do ranking.
– O trevo de quatro folhas ficou com três folhas (risos). Pode acontecer, mas o Pan 2019 passou. Acho que foi de bom tamanho, estar em pódio de Jogos Pan-Americanos não é fácil, pela disputa que existe. Eu era o cara a ser batido, o que dificulta muito. Os atletas vieram preparados para lutar comigo, Vou focar nas etapas de liga mundial.
Continua depois da publicidade
A próxima competição de Douglas Brose será daqui duas semanas, no Japão.