O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) virou assunto durante o fim de semana após um dos participantes do Big Brother Brasil 22 dizer que desconhece o programa. O ator e cantor Tiago Abravanel questionou a professora Jessilane a respeito do financimento e o objetivo do fundo.
Continua depois da publicidade
— Já ouvi falar, mas conta o que é — disse o artista durante a conversa.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O Fies é um programa do governo federal que oferece o financiamento de cursos de graduação em instituições particulares de ensino superior. Ele oferece juros zero para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Há ainda uma outra modalidade de financiamento, chamada de P-Fies, que oferece empréstimos com juros que variam de acordo com o banco e que não tem ligação com os processos seletivos do Fies.
Continua depois da publicidade
Com o programa, o estudante pode financiar de 50% até 100% do valor da mensalidade da graduação, dependendo da renda mensal da família do estudante. Durante o curso, o aluno deve pagar mensalmente ao banco um valor de coparticipação, que corresponde à parcela da mensalidade que não foi financiada. Depois de formado, o estudante deve começar a quitar o empréstimo.
Bolsa ajudou campeã a entrar na universidade
O financiamento estudantil já foi tema de debate envolvendo o BBB em outros momentos. Em 2020, a vencedora da edição do reality virou notícia ao agradecer ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), do qual foi beneficiária. Thelma foi estudante da PUC: ela conseguiu a vaga na faculdade devido ao Prouni.

A médica levou a carta que recebeu quando teve sua bolsa aprovada para a live com o ex-presidente e aproveitou para agradecê-lo.
— Recebi uma carta e nela dizia que eu tinha sido contemplada em 100% para cursar medicina, na PUC. Naquela época, a mensalidade custava R$ 3,5 mil e eu não tinha condição de passar pela porta. Entendo que é uma obrigação do Estado, não é um favor, mas não tem como não ser grata. Se hoje estou aqui, olhando nos seus olhos, de alguma forma recebi uma oportunidade lá atrás — pontuou a médica e vencedora do BBB em 2020.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Incêndio destrói galpão e veículos em Sangão, no Sul do Estado
> SC confirma primeiro caso da linhagem BA.2 da variante ômicron
> Mãe escreve livro após morte trágica da filha de 2 anos em SC: “Dar um novo significado”