O Grêmio começou pela reformulação no grupo a reação à goleada de 4 a 1 no Gre-Nal. Ontem à tarde, apresentou o meia Rodriguinho, 26 anos. Ele vem emprestado pelo Corinthians até 31 de dezembro e com status de substituto de Luan, de fora por mais um mês devido à fratura na mão direita. Após o Gauchão, a ideia da direção é enxugar o grupo, passar dos atuais 38 jogadores para 29 ou 30.

Continua depois da publicidade

Sem confirmar quais serão as mudanças, o diretor-executivo Rui Costa deu pistas de que as saídas atingirão, em boa parte, a gurizada. A ideia da direção é repetir a experiência feita com Leandro em 2013. Cedido ao Palmeiras, teve sequência, se valorizou e foi vendido.

Os primeiros a saírem foram o centroavante Everaldo e o meia Marco Antônio. Eles disputarão o Brasileirão pelo Figueirense, que aceitou prorrogar o vínculo de Jean Deretti até dezembro.

Jovens como os zagueiros Rafael Thyere e Canavésio, os volantes Matheus Biteco e Guilherme Amorim, além do atacante Mamute, serão emprestados para ganhar experiência.

– Temos alguns que não estão inscritos na Libertadores, mas qualquer um do grupo poderá ser realocado. Precisamos colocá-los para jogar – disse Rui.

Continua depois da publicidade

Lateral-esquerdo mais tarimbado

Os reforços para a Libertadores, no momento, ficarão restritos a Rodriguinho, inscrito na vaga de Everaldo. Mas a direção procura um lateral-esquerdo rodado para o lugar de Wendell no Brasileirão. O titular se transferirá para o Bayer Leverkusen assim que acabar a campanha na Libertadores. Como não houve acerto com o atacante Arthur, do Londrina, e o volante Amaral, do Goiás, a tempo de inscrevê-los nas oitavas de final, o Grêmio desistiu deles.

Confira os jogadores que podem ser emprestados pelos Grêmio:

Follmann (G) – Foi titular do sub-23 na largada do Gauchão. É o quarto goleiro.

Saimon (Z) – Perdeu espaço depois que um vídeo seu caiu na internet. Tem mercado e deve ser emprestado.

Rafael Thyere (Z) – É uma aposta do clube. Pode sair para ganhar rodagem.

Canavésio (Z) – Outro no qual o clube aposta. O argentino sairá para jogar.

Adriano (V) – Está sem espaço e deseja sair para ser titular. Esteve próximo de acerto com o Coritiba.

Matheus Biteco (V) – Pode ser emprestado para que possa jogar e ganhar mais experiência.

Guilherme Biteco (M) – Emprestado pelo Hoffenheim-Ale, tem contrato até junho. Não deve renovar.

Continua depois da publicidade

Mamute (A) – A ideia é emprestá-lo para um clube de boa estrutura.