A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades na contratação da empresa Kopp Tecnologia na cidade. Em sessão ordinária, a casa escolheu os cinco vereadores que irão compor a chamada “CPI dos Radares” e na próxima quinta serão definidos os cargos.
Continua depois da publicidade
A CPI voltou a ser discutida após a deflagração da Operação Ave de Rapina. A comissão já havia sido proposta pelo vereador Edmilson Pereira (PSB) em setembro, quando dois servidores municipais de Florianópolis foram flagrados com R$ 100 mil após visitarem uma uma empresa do ramo no RS, e ganhou força após a operação da Polícia Federal.
Leia mais:
:: Prefeitura quer romper contrato e Florianópolis ficará sem radares
Continua depois da publicidade
:: Entenda o esquema de corrupção apontado pela Polícia Federal
:: Leia todas as notícias sobre a Operação Ave de Rapina
:: Prefeito de Florianópolis exonera três servidores investigados
A comissão de inquérito será composta pelos vereadores Deglaber Goulart (PMDB), Vanderlei Farias “Lela” (PDT), Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão (PP), Ricardo Camargo Vieira (PCdoB) e Edmilson Pereira – que propôs a CPI.
Os cinco membros foram indicados pelos partidos que compõem a Câmara levando em conta o número de vereadores de cada bancada. Por conta da indicação de dois membros do PSB, o vereador Roberto Katumi Oda (PSB) recusou a indicação do PSD, que escolheu Pedrão no lugar.
Mesa diretora de 2015-2016 será escolhida nessa terça
A partir das 16h desta terça-feira, os vereadores votarão para a escolha da mesa diretora da Câmara para o biênio 2015 e 2016. Embora negociações ocorram internamente, vereadores evitam falar em nomes.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, as apostas giram em torno de Celso Francisco Sandrini (PMDB) e Erádio Manoel Gonçalves (PSD), mas fala-se também em uma terceira via, composta por vereadores como Lino Peres (PT) e Afrânio Boppré (PSOL).
Ao DC, ao menos dois nomes considerados fortes para a presidência já afirmaram não ter interesse em disputá-la: Jerônimo Alves (PRB), que assumiu a presidência da Câmara na última sexta-feira; e Tiago Silva (PDT).
Radares na Avenida Beira-Mar Norte, na Capital. Foto: Léo Cardoso / Agência RBs